Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6489
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAndrade, Alvarita de Melo-
dc.date.accessioned2014-12-19T15:10:52Z-
dc.date.available2014-12-19T15:10:52Z-
dc.date.issued2014-12-19-
dc.identifier.issnCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6489-
dc.descriptionANDRADE, Alvarita de Melo. Formação continuada: o que dizem os professores da educação básica?. 2014. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractTendo em vista a relevância e atualidade dos trabalhos sobre formação continuada de professores, faz-se mister investigar de que forma os processos de formação continuada podem ampliar o universo do educador, quais as influências no processo de aprendizagem dos educandos, bem como conhecer a percepção dos professores acerca dos cursos oferecidos. A pergunta principal que norteia o presente estudo foi: “Quais as percepções dos professores da educação básica acerca dos cursos de formação continuada e como eles veem a influência no processo de ensino e aprendizagem?” Para tanto, utilizou-se como aportes teóricos Tardif (2000), Freire (1997;2001), Libâneo (1998;2001;2002), dentre outros. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de campo de cunho quantitativa e qualitativa realizada com dez docentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental “Xavier Júnior”, no município de Bananeiras-PB. Através da análise das respostas, pode-se concluir que os cursos de formação continuada têm contribuído na melhoria do desempenho profissional e, consequentemente, na qualidade do processo educativo e transformação do contexto escolar. Porém, a indisponibilidade de tempo, distância entre a cidade onde residem e o local onde são ministradas as aulas, dificuldades inerentes ao longo período que estiveram afastados da academia (após a graduação) e as constantes distorções entre teoria e prática foram colocados como obstáculos à participação de tais formações.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luana Francisleyde Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPercepção docentept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectContexto escolarpt_BR
dc.titleFormação continuada: o que dizem os professores da educação básica?pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alvarita de Melo Andrade.pdfPDF - Alvarita de Melo Andrade557.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.