Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6490
Título: Alfabetizar letrando: desafios e possibilidades na Escola Normal Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo Manaíra-PB
Autor(es): Silva, Alexandrina Bezerra da
Palavras-chave: Alfabetização
Ensino
Letramento
PNAIC
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: Este estudo trata do processo de alfabetização e letramento na perspectiva do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, desenvolvido com professoras do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo da cidade de Manaíra - PB.Através da nossa observação e dos questionamentos levantados para as professoras podemos perceber as diferentes concepções de alfabetização e letramento dessas educadoras, sobre o desenvolvimento das capacidades cognitivas, linguísticas e discursivas como fundamentais para que o indivíduo possa ter em diferentes instâncias, uma plena participação como cidadão no seu processo de aprendizagem, essa interação social configura-se, então, como a fonte de ação pela linguagem. Portanto, diante desse contexto, percebemos a necessidade de um ensino da língua que envolva seus alunos em situações concretas de produção de significados.
Descrição: SILVA, Alexandrina Bezerra da. Alfabetizar letrando: desafios e possibilidades na Escola Normal Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo Manaíra-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6490
ISSN: CDD 372.4
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Alexandrina Bezerra da Silva.pdfPDF - Alexandrina Bezerra da Silva514.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.