Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6490
Título: | Alfabetizar letrando: desafios e possibilidades na Escola Normal Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo Manaíra-PB |
Autor(es): | Silva, Alexandrina Bezerra da |
Palavras-chave: | Alfabetização Ensino Letramento PNAIC |
Data do documento: | 19-Dez-2014 |
Resumo: | Este estudo trata do processo de alfabetização e letramento na perspectiva do Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, desenvolvido com professoras do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo da cidade de Manaíra - PB.Através da nossa observação e dos questionamentos levantados para as professoras podemos perceber as diferentes concepções de alfabetização e letramento dessas educadoras, sobre o desenvolvimento das capacidades cognitivas, linguísticas e discursivas como fundamentais para que o indivíduo possa ter em diferentes instâncias, uma plena participação como cidadão no seu processo de aprendizagem, essa interação social configura-se, então, como a fonte de ação pela linguagem. Portanto, diante desse contexto, percebemos a necessidade de um ensino da língua que envolva seus alunos em situações concretas de produção de significados. |
Descrição: | SILVA, Alexandrina Bezerra da. Alfabetizar letrando: desafios e possibilidades na Escola Normal Estadual Monsenhor Sebastião Rabêlo Manaíra-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6490 |
ISSN: | CDD 372.4 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Alexandrina Bezerra da Silva.pdf | PDF - Alexandrina Bezerra da Silva | 514.9 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.