Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6493
Título: A Evolução da educação ambiental: uma abordagem histórica
Autor(es): Cordeiro, Maria José
Palavras-chave: Educação ambiental
Cotidiano escolar
Sustentabilidade
Data do documento: 19-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa exploratória com caráter descritiva que teve como objetivo: Refletir sobre a Educação Ambiental no cotidiano escolar. Buscamos conhecer os principais movimentos ambientais e sua influência na inserção da temática ambiental no currículo formal da educação brasileira. Discutimos sobre a importância da Educação Ambiental na formação de cidadania e procuramos identificar a percepção acerca da Educação Ambiental e a prática no cotidiano dos professores da EEEF Delmiro Dantas no município de Juru; EEEFM Adriano Feitosa no município de Tavares; EEEF Iracema Marques no município de Princesa Isabel e EEEF Antônia Diniz Maia no município de Manaíra. Enfatizamos na pesquisa a evolução no contexto histórico, alguns eventos que fomentaram a reflexão sobre a temática ambiental e levaram a criação da Lei Federal 9.795/99 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental. Essa lei orienta que a EA seja realizada na escola de maneira interdisciplinar. Os resultados mostram que as escolas utilizam a pedagogia de projetos, devido essa, já apresentar a interdisciplinaridade como característica. No entanto, esses projetos ocorrem em períodos curtos, ao culminarem as atividades propostas os temas deixam de ser debatidos. Percebe-se uma evolução nas práticas, pois, em todas as escolas com representação na entrevista têm Projeto Político Pedagógico (PPP) atualizado e contemplam os projetos de Educação Ambiental (EA). Isso mostra uma organização das ações. Eventos como a realização da IV Conferência Infanto Juvenil na escola que em 2013 ocorreu em todas as escolas com o tema “ Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis” tem resultado positivo, visto que integra toda a comunidade escolar com a participação da sociedade civil organizada para debaterem as questões e apontar possíveis soluções para a problemática ambiental que afeta a escola e a comunidade na qual está inserida. O debate com a troca de experiências também enriquece os conhecimentos relacionados a EA tanto de alunos como de professores. Pois devido ser um tema que passou a ser abordado recentemente e as universidades não oferecerem uma formação mais aprofundada percebe-se que, alguns professores, ainda não tem segurança nem iniciativa de trabalhar os temas fora das atividades dos projetos.
Descrição: CORDEIRO, Maria José. A Evolução da educação ambiental: uma abordagem histórica. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Princesa Isabel, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6493
ISSN: CDD 577.02
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José Cordeiro.pdfPDF - Maria José Cordeiro1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.