Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6501
Título: Estágio supervisionado em geografia: possibilidades e experiência
Autor(es): Medeiros, Cristisângela Silva
Palavras-chave: Estágio Supervisionado
Ensino Médio
Ensino de Geografia
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O presente estudo delineia-se em torno da experiência de estágio ministrada com uma turma do terceiro ano médio da Escola Estadual Dr. Elpídeo de Almeida, localizada no bairro da Prata, cidade de Campina Grande – PB. Objetiva-se demonstrar como se deu o processo de estágio supervisionado referente ao ano letivo de 2012. Para o alcance de tal pretensão, realizou-se pesquisa bibliográfica e documental e a pesquisa in loco, entrevistas orais e observações do universo escolar. Alguns norteadores julgados pertinentes e relevantes para o dia a dia das aulas de Geografia são apresentados, tais como um planejamento flexível, em vista que as chances da aula tomar outro rumo por contextos atuais, explorados pela mídia, devam ser consideradas; também a busca por um maior dinamismo de métodos e práticas que despertem o interesse do educando pelo aprender; Sugere-se ainda a alternância dos recursos didáticos nas aulas, a fim de romper com o protagonísmo do livro didático, modelo calcado num ensino tradicional, dificultando, a aproximação e reflexão do aluno sobre o seu objeto de estudo. Segue-se com o relato das aulas observadas e ministradas. Conclui-se com reflexão concernente à importância do estágio para a formação docente, do papel do professor de Geografia, especialmente, na promoção de uma aprendizagem significativa e cidadã, da família como base educacional e de uma educação institucional ampla e, sobretudo, democrática.
Descrição: Medeiros, C. S. Estágio supervisionado em geografia: possibilidades e experiência. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6501
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cristisângela Silva Medeiros.pdfCristisângela Silva Medeiros9.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.