Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6504
Título: Avaliação da conjuntura socioeconômica e da disponibilidade hídrica na formação da região metropolitana de Esperança - PB
Autor(es): Bú, José Cícero do
Palavras-chave: Esperança - Paraíba
Região Metropolitana
Conjuntura Socioeconômica
Potencial Hídrico
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A avaliação da conjuntura socioeconômica, e hídrica na formação da Região Metropolitana de Esperança – PB (RME) foi o procedimento escolhido para analisar as potencialidades e limitações da RME, por permitir a compreensão dos fatores em suas múltiplas dimensões, sendo esse o principal objetivo deste trabalho. Tendo ainda como objetivos específicos, apontar possíveis soluções para os problemas diagnosticados. A área de estudo compõe os nove municípios que estão inseridos na supracitada região metropolitana. A avaliação da dinâmica metropolitana foi possível através da análise do referencial teórico que, possibilitou a obtenção dos subsídios necessários para diagnosticar as variáveis que conduzem a comprovação ou, falseamento da legitimação metropolitana. A análise da conjuntura socioeconômica foi feita a partir dos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e seu posterior tratamento. A caracterização da disponibilidade e demanda hídrica da RME foi feita utilizando-se dados pluviais dos nove municípios que a integram, obtidos no site da AESA (Agência Executiva de Gestão das águas da Paraíba), que cedeu também os dados referente a capacidade de armazenamento dos reservatórios, e seus volumes atuais (novembro – 2014). E por fim a caracterização da rede de distribuição de água dos municípios da RME, cujos dados foram cedidos pela CAGEPA (Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba). Os resultados obtidos durante a pesquisa possibilitaram a compreensão dos fatores que inviabilizam a obtenção da dinâmica metropolitana das recém-criadas regiões metropolitanas paraibanas, e em especial a Região Metropolitana de Esperança, pois uma região metropolitana, não se forma por força de lei, mais ao longo do tempo, através de investimentos que viabilizem o fortalecimento de seus setores produtivos, proporcionando o seu crescimento econômico, e o desenvolvimento socioeconômico, político e cultural da população que reside em sua área de influencia. A análise da disponibilidade e do potencial hídrico de uma região metropolitana, especialmente quando esta está localizada no semiárido nordestino, torna-se crucial para o planejamento e implantação de projetos capazes de viabilizar o crescimento socioeconômico da área estudada.
Descrição: Bú, J. C. do. Avaliação da conjuntura socioeconômica e da disponibilidade hídrica na formação da região metropolitana de Esperança - PB. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6504
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Cícero Do Bú.pdfJosé Cícero Do Bú19.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.