Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6510
Título: Ensino de filosofia no ensino médio: objetivos explícitos e implícitos
Autor(es): Avelino, Daniel de Lima
Palavras-chave: Filosofia
Ensino de Filosofia
Ensino Médio
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade mostra quais são os objetivos da Filosofia no ensino médio baseados nos documentos educacionais da legislação brasileira. Pretendemos explicitar mais precisamente quais são os objetivos explícitos e os implícitos que a filosofia desenvolve nesta fase do ensino. Inicialmente veremos o que se entende por ensino médio, seguindo as definições expostas nos documentos LDB e os PCNs que o intitulam como uma última etapa da educação básica obrigatória e tem por finalidade a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos, a preparação básica para o trabalho e para a cidadania, o aprimoramento como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico. Em seguida analisaremos qual o papel explicito da filosofia nesta “formação humana cidadã” sabendo a principio que a filosofia está para ajudar o aluno a refletir sobre as coisas que aparentemente são simples, mas que na verdade precisam ser bem analisadas. Por fim temos como propósito analisar o contexto que fica quase imperceptível pela sociedade, se realmente a filosofia está fazendo o seu papel de emancipador para o pensar ou se está apenas sendo usado pelas classes dominantes como ferramenta de dominação social formando assim mão de obra para o mercado de trabalho. Sendo assim, veremos que o ensino médio está para formar moldar cidadãos para o mercado de trabalho, enquanto que a filosofia se propõe a passar os conhecimentos necessários para formar consciência crítica acerca da sociedade e da realidade tanto atual quanto passada e ao mesmo tempo auxilia nesta formação tecnicista.
Descrição: Avelino, D. de L. Ensino de filosofia no ensino médio: objetivos explícitos e implícitos. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6510
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daniel de Lima Avelino.pdfDaniel de Lima Avelino14.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.