Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6511
Título: Processo de urbanização do bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande - PB: mudanças paisagísticas, novos significados e reflexos sociais
Autor(es): Costa, Angélica Araújo
Palavras-chave: Urbanização
Paisagismo
Mudança Social
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A urbanização tem sido uma tendência mundial e tem se intensificado na maioria das cidades brasileiras, atribuindo características próprias e configurando novas formas e funções, fazendo com que a cada vez mais o espaço se torne urbano, fruto de uma constante modificação. Tais modificações têm sido materializadas através da paisagem, que diariamente tem ganhado uma nova configuração. Muitas formas resistem com o tempo, outras desaparecem, e muitas memorias são apagadas e dão lugar a um novo cenário correspondente ao momento atual. Essas transformações estão bem presentes no bairro de Bodocongó, situado na cidade de Campina Grande- PB, objeto de estudo dessa pesquisa, que tem por finalidade mostrar como se deu o processo de urbanização do bairro, através de um estudo de caso, onde foram realizadas entrevistas e questionários com os próprios moradores do bairro, e evidenciar as principais mudanças que tem modificado a paisagem do local, conferindo novas formas e funções ao bairro. Quanto aos procedimentos metodológicos o método utilizado foi o materialismo histórico dialético, e a pesquisa foi baseada em duas etapas: a pesquisa bibliográfica, em meios eletrônicos e impressos, sendo os principais teóricos utilizados: Carlos (2007), Côrrea (2000) e Santos (1988 2006); e a pesquisa de campo. O referido bairro surgiu juntamente com o açude, e com ele começaram a se instalar várias fábricas no local, fazendo com que durante muitos anos o bairro fosse considerado um bairro fabril. No inicio do seu povoamento, o bairro possuía características rurais e pouco a pouco foi perdendo tais características. Hoje, a paisagem do bairro tem sido modificada constantemente e as fábricas são apenas memorias apagadas na paisagem, que deram lugar á novas construções e que tem atribuído ao bairro às funções do habitar e da busca pela qualificação profissional devido possuir as duas universidades públicas da cidade, bem como também outras instituições de ensino. Os resultados revelaram que as mudanças que hoje presenciamos no bairrosão resultantes do processo de urbanização, e que trouxeram inúmeras mudanças refletidas na paisagem local. Dentre as mudanças ocorridas no bairro, destaca-se a construção do canal de Bodocongó, o que contribuiu muito para a urbanização do local, favorecendo a população, facilitando o acesso ao comércio e o tráfego de veículos. Também tem ocorrido a expansão do comércio local e têm sido notórios os investimentos no setor imobiliário com a construção de condomínios residenciais, fazendo com haja a expansão e o crescimento do bairro e que os espaços antes vazios, sejam habitados e não só modifiquem a paisagem como também as funções desempenhadas no mesmo.
Descrição: Costa, A. A. Processo de urbanização do bairro de Bodocongó na cidade de Campina Grande - PB: mudanças paisagísticas, novos significados e reflexos sociais. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6511
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Angélica Araújo Costa.pdfAngélica Araújo Costa15.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.