Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6513
Título: Liberdade em Hobbes e Karl Marx: confrontos permanentes
Autor(es): Silva, Izabel Cristina Amaro da
Palavras-chave: Filosofia
Liberdade
Marxismo
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Diante da história da filosofia muitas temáticas estiveram em reflexão e estudos na vida de inúmeros filósofos. Uma dessas temáticas trata-se da liberdade. Esta liberdade sendo própria do ser humano é exclusiva dos seres racionais. Ou seja, os animais irracionais vivem apenas em função dos seus instintos, portanto, eles não são livres, visto que os mesmos não podem escolher. Pode-se dizer que a liberdade está associada à possibilidade ou capacidade que o ser humano tem de fazer escolha mediante dois caminhos a escolher. Com isso, o presente trabalho que se encontra dividido por dois tópicos visa refletir a concepção de liberdade para o pensador alemão Karl Marx, tendo como ponto de partida o pensamento do filosofo inglês Thomas Hobbes. Em Hobbes poderemos encontrar um conceito de liberdade relacionado ao processo do homem tido como natural à instituição do Estado Civil. Em Marx, encontraremos uma liberdade em dois planos, ou seja, no saber e no prático. Este pensador irá refletir esta temática fazendo uso de outros conceitos tais como alienação, igualdade, propriedade, entre outros. Em suma, encontrar-se-á um contraponto entre os dois pensadores visto que enquanto um mostra que existe liberdade no plano individual e natural, o outro revela que a liberdade é coletiva, tendo o ser humano como um ser social e histórico.
Descrição: Silva, I. C. A. da. Liberdade em Hobbes e Karl Marx: confrontos permanentes. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6513
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Izabel Cristina Amaro da Silva.pdfIzabel Cristina Amaro da Silva4.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.