Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6514
Título: Mito e filosofia: a importância da compreensão do mito grego para a filosofia
Autor(es): Paulino, Maria Laudeci de Souza
Palavras-chave: Filosofia
Mito
Grécia Antiga
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Os mitos fazem parte da vida do homem desde o início dos tempos, dando resposta aos fenômenos e apresentando-se em vários aspectos. O artigo em questão irá tratar das relações entre mito e filosofia, realizando uma análise de forma discursiva e refletindo sobre a compreensão de conceitos importantes, como surgiu o mito, a origem do mundo e a existência dos homens, determinando o mito como uma forma de acomodar, tranquilizar e modelar a sociedade. Na tradição grega, sua influência era constante, colaborando direta e indiretamente na sociedade grega. Na religião, por exemplo, os gregos prestavam cultos aos deuses demonstrando sua fidelidade com eles. Por muito tempo o homem ficou preso ao pensamento mítico, entretanto, sendo a inquietude uma característica inerente ao homem, ao longo do tempo, esta fez com que o homem mergulhasse em seus conflitos, originando então o pensamento filosófico, consequentemente o surgimento da filosofia, um conjunto sistemático racional de conhecimento referente ao mundo e a tudo existente nele. A maneira de pensar e exprimir o pensamento são funções da filosofia, caracterizando a transição do mito para a filosofia como um processo de evolução do pensamento. A filosofia teve muita influência do mito e a importância da compreensão do mito grego para a filosofia está diretamente ligada ao surgimento da Polis, uma nova forma de organização social, e à resolução dos problemas da cidade. Observa-se ainda que o mito esteve presente na sociedade grega em vários momentos onde os próprios filósofos deram respostas incorporadas pela compreensão mítica, na qual fez-se perceber o mito como alicerce do pensamento ocidental e o mesmo compreendido como a chave para o entendimento do mundo.
Descrição: Paulino, M. L. de S. Mito e filosofia: a importância da compreensão do mito grego para a filosofia. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6514
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Laudeci Souza Paulino.pdfMaria Laudeci Souza Paulino3.98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.