Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6517
Título: Caminhos da história, nos rastros da memória: cultura e identidade na festa das rosas de Ingá
Autor(es): Benício, Marciane Silva Ambrosio
Palavras-chave: Festa das Rosas
Festa Popular
Patrimônio Histórico
Ingá - Paraíba
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A Festa das Rosas se constitui em uma tradição no que diz respeito à cultura, como também em uma manifestação que faz parte da história e do patrimônio da cidade do Ingá. Destacamos que a grande importância em desenvolver esta temática, deve-se ao fato da inexistência de registros na historiografia local e regional em relação a este evento. Desta forma, nosso trabalho tem como objetivo principal identificar que circunstâncias foram determinantes para que a Festa das Rosas fosse reconhecida como sendo uma tradição e um patrimônio da cidade, como também, analisar que fatores causaram mudanças significativas neste evento, visa ainda, destacar os aspectos culturais as rupturas e permanências existente na Festa das Rosas de Ingá. Enfatizando que as festas são lugares de memória, quer seja, na perspectiva individual ou coletiva. Neste sentido, nos apropriamos da memória de alguns dos moradores da cidade do Ingá, que participaram da festa para fundamentar nosso trabalho. Como aporte teóricos nós utilizamos HALBAWACHS (1968) trabalhando com a memória coletiva, BAKTHTIN (2010), mostrando a festa como uma manifestação cultural da cultura popular, ANA FANI (2007), enfatizando a origem das cidades, PESAVENTO (2008), que faz da cidade mais que um locus, um verdadeiro personagem, ALBERTI, ( 2005). MEIHY (2007), Alberti contribui com a história Oral do ponto de vista teórico, e Meihy aponta os aspectos metodológicos no que tange a pratica e utilização da oralidade durante a entrevista. Desta forma, destacamos que as festas têm como característica primordial promover alegria, divertimento, além de subsidiar o desenvolvimento econômico, social e cultural na cidade, favorecendo a preservação de hábitos culturais e sociais.
Descrição: Benício, M. S. A. Caminhos da história, nos rastros da memória: cultura e identidade na festa das rosas de Ingá. 2014. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6517
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marciane Silva Ambrosio Benício.pdfMarciane Silva Ambrosio Benício26.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.