Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/651
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Emanuella Gonçalves de Brito e | - |
dc.date.accessioned | 2012-11-09T11:56:06Z | - |
dc.date.available | 2012-11-09T11:56:06Z | - |
dc.date.issued | 2012-11-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 363.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/651 | - |
dc.description | SILVA, E. G. de B. e. Formação continuada de profissionais da educação para gestão ambiental numa escola municipal, Campina Grande-PB: um estudo de caso. 2011. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em meio ao crescimento econômico recorrente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, a crise ambiental foi instalada. Isto porque o modelo econômico adotado, o capitalismo, típico de sociedades vigentes, incentiva e promove o consumismo insustentável, o qual gera dentre outros aspectos, a alta produção de resíduos e a destinação inadequada, acarretando conseqüências relevantes. Dessa maneira, alguns caminhos devem ser tomados na busca por soluções que amenizem a atual situação do nosso Planeta. Um dos instrumentos utilizados nesse processo é a Gestão Ambiental, a qual apresenta dentre outros elementos, a Educação Ambiental. A Escola é um ambiente favorável à prática da Educação Ambiental, mas, para que esta atenda aos objetivos delineados em documentos internacionais e nacionais é essencial investir na formação continuada de profissionais da Educação. O presente trabalho propôs investigar ações referentes à formação continuada de profissionais da Educação que atuam numa escola pública municipal, situada no Bairro de Santa Rosa, Campina Grande - PB, enquanto estratégia para a inserção da dimensão ambiental na Escola e contribuição à gestão integrada de resíduos sólidos. A pesquisa foi executada de Janeiro a Agosto de 2011. Os dados foram coletados através da utilização do método da pesquisa participante, tendo por base os meios exploratórios e de intervenção. Para análise dos dados utilizamos estatística descritiva em planilhas do Excel. Quanto ao questionamento inicial abordado nesta pesquisa que visava saber se a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação em Educação Ambiental favorecia a inserção da temática ambiental de forma transversal e interdisciplinar na escola e a melhoria do processo ensino-aprendizagem, temos que a partir das observações realizadas após o processo de sensibilização na formação continuada, as educadoras demonstraram estar mais preocupadas em abordar o tema em sala de aula, porém o que foi verificado é que esse processo ainda não ocorre de maneira interdisciplinar, mas em momentos pontuais da aula. Quanto a outra indagação, se a formação continuada dos profissionais da educação em Educação Ambiental promove a mudança na forma de pensar o ambiente, constatamos mudança significativa de percepção, principalmente com relação aos Resíduos Sólidos. Ao refletirmos a cerca dos resultados obtidos em nossa pesquisa, compreendemos que o incentivo à formação continuada em Educação Ambiental e reformas na formação inicial, são urgentes e necessárias, a fim de minimizar os prejuízos acarretados à escola, à sociedade e ao meio ambiente, visando à promoção da sustentabilidade e da qualidade de vida dos (as) envolvidos (as) no processo de formação e todos aqueles que direta ou indiretamente estão ligados a eles (as). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Monica Maria Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Gestão ambiental | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Formação continuada de profissionais da educação para gestão ambiental numa escola municipal, Campina Grande-PB: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emanuella Gonçalves de Brito e Silva.pdf | Emanuella Gonçalves de Brito e Silva | 869.32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.