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dc.contributor.authorSilva, Emanuella Gonçalves de Brito e-
dc.date.accessioned2012-11-09T11:56:06Z-
dc.date.available2012-11-09T11:56:06Z-
dc.date.issued2012-11-09-
dc.identifier.otherCDD 363.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/651-
dc.descriptionSILVA, E. G. de B. e. Formação continuada de profissionais da educação para gestão ambiental numa escola municipal, Campina Grande-PB: um estudo de caso. 2011. 75f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEm meio ao crescimento econômico recorrente nos países desenvolvidos e em desenvolvimento, a crise ambiental foi instalada. Isto porque o modelo econômico adotado, o capitalismo, típico de sociedades vigentes, incentiva e promove o consumismo insustentável, o qual gera dentre outros aspectos, a alta produção de resíduos e a destinação inadequada, acarretando conseqüências relevantes. Dessa maneira, alguns caminhos devem ser tomados na busca por soluções que amenizem a atual situação do nosso Planeta. Um dos instrumentos utilizados nesse processo é a Gestão Ambiental, a qual apresenta dentre outros elementos, a Educação Ambiental. A Escola é um ambiente favorável à prática da Educação Ambiental, mas, para que esta atenda aos objetivos delineados em documentos internacionais e nacionais é essencial investir na formação continuada de profissionais da Educação. O presente trabalho propôs investigar ações referentes à formação continuada de profissionais da Educação que atuam numa escola pública municipal, situada no Bairro de Santa Rosa, Campina Grande - PB, enquanto estratégia para a inserção da dimensão ambiental na Escola e contribuição à gestão integrada de resíduos sólidos. A pesquisa foi executada de Janeiro a Agosto de 2011. Os dados foram coletados através da utilização do método da pesquisa participante, tendo por base os meios exploratórios e de intervenção. Para análise dos dados utilizamos estatística descritiva em planilhas do Excel. Quanto ao questionamento inicial abordado nesta pesquisa que visava saber se a formação inicial e continuada dos profissionais da Educação em Educação Ambiental favorecia a inserção da temática ambiental de forma transversal e interdisciplinar na escola e a melhoria do processo ensino-aprendizagem, temos que a partir das observações realizadas após o processo de sensibilização na formação continuada, as educadoras demonstraram estar mais preocupadas em abordar o tema em sala de aula, porém o que foi verificado é que esse processo ainda não ocorre de maneira interdisciplinar, mas em momentos pontuais da aula. Quanto a outra indagação, se a formação continuada dos profissionais da educação em Educação Ambiental promove a mudança na forma de pensar o ambiente, constatamos mudança significativa de percepção, principalmente com relação aos Resíduos Sólidos. Ao refletirmos a cerca dos resultados obtidos em nossa pesquisa, compreendemos que o incentivo à formação continuada em Educação Ambiental e reformas na formação inicial, são urgentes e necessárias, a fim de minimizar os prejuízos acarretados à escola, à sociedade e ao meio ambiente, visando à promoção da sustentabilidade e da qualidade de vida dos (as) envolvidos (as) no processo de formação e todos aqueles que direta ou indiretamente estão ligados a eles (as).pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Monica Maria Pereira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectGestão ambientalpt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleFormação continuada de profissionais da educação para gestão ambiental numa escola municipal, Campina Grande-PB: um estudo de casopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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