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Título: O toyotismo e suas repercussões na educação
Autor(es): Medeiros, Állis Karla Bezerra
Palavras-chave: Toyotismo
Relatório Delors
Lei de Diretrizes e Bases - LDB
Educação
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Este artigo pretende analisar, por meio de uma investigação ao atual modelo de trabalho conhecido como Toyotismo, a finalidade da educação. Investiga-se como este modelo de produção se sobressaiu diante do Fordismo, e de que maneira se organiza e se torna eficaz diante do cenário de crise da década de 1970. Com base na suposição de que a educação foi impulsionada aos moldes da produção Toyota com um ideário capitalista, explora-se, através do Relatório Delors, as influências no cenário da educação através da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, instituídas na década de 1990. Considera-se, assim, o forte reflexo do modelo de produção Toyota na educação. Tais afirmações são estabelecidas a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações para formação do trabalhador, sobretudo, suas respectivas competências para produção aos moldes do Toyotismo.
Descrição: Medeiros, Á. K. B. O toyotismo e suas repercussões na educação. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6522
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