Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6522
Título: | O toyotismo e suas repercussões na educação |
Autor(es): | Medeiros, Állis Karla Bezerra |
Palavras-chave: | Toyotismo Relatório Delors Lei de Diretrizes e Bases - LDB Educação |
Data do documento: | 22-Dez-2014 |
Resumo: | Este artigo pretende analisar, por meio de uma investigação ao atual modelo de trabalho conhecido como Toyotismo, a finalidade da educação. Investiga-se como este modelo de produção se sobressaiu diante do Fordismo, e de que maneira se organiza e se torna eficaz diante do cenário de crise da década de 1970. Com base na suposição de que a educação foi impulsionada aos moldes da produção Toyota com um ideário capitalista, explora-se, através do Relatório Delors, as influências no cenário da educação através da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, instituídas na década de 1990. Considera-se, assim, o forte reflexo do modelo de produção Toyota na educação. Tais afirmações são estabelecidas a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais e suas orientações para formação do trabalhador, sobretudo, suas respectivas competências para produção aos moldes do Toyotismo. |
Descrição: | Medeiros, Á. K. B. O toyotismo e suas repercussões na educação. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6522 |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Állis Karla Bezerra Medeiros.pdf | Állis Karla Bezerra Medeiros | 11.45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.