Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6527
Título: Pessoa e máscaras: poder local, família e tradição
Autor(es): Avelino, Thayse Júlia Rodrigues
Palavras-chave: Prática Política
Umbuzeiro - Paraíba
Sociedade
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Este trabalho tem por finalidade evidenciar as práticas políticas do exercício de poder da Família Pessoa no município de Umbuzeiro – PB, como também as consequentes implicações sociais e políticas das referentes práticas no contexto histórico da sociedade umbuzeirense. Nosso artigo encontra-se fundamentado na escrita de autores como Adilson Filho (2009), que busca desconstruir os mitos doadores de sustentabilidade e perpetuação ao poder político; Nora (1993), que discute a problemática dos lugares de memória; Bursztyn (2008) debatendo o clientelismo no Nordeste; Lewin (1993), que traz o sistema político na Paraíba durante a República Velha; e Duarte (2013) tratando a história do município, bem como a influência da Família Pessoa. Com base em uma pesquisa de campo configurada em questionários realizados com moradores e foreiros utilizadores das terras da Família Pessoa, seja para criação de gado ou para agricultura familiar. É importante destacar o modo como a dominação pessoal e o assistencialismo enraízam-se nessas gerações e como esta família mistura o poder emanado de sua fazenda ao poder exercido na prefeitura do município. Ao analisar a trajetória política da Família Pessoa no município de Umbuzeiro, buscou-se não apenas apreender a sua força política, mas também os processos evidentes de sua lenta decadência.
Descrição: Avelino, T. J. R. Pessoa e máscaras: poder local, família e tradição. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6527
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thayse Júlia Rodrigues Avelino.pdfThayse Júlia Rodrigues Avelino11.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.