Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6528
Título: A morte e a festa de um líder: estratégias de construção do mito político Ronaldo Cunha Lima
Autor(es): Lima, Maria Auberlane do Nascimento
Palavras-chave: História da Paraíba
Ronaldo Cunha Lima - Político
Mito Político
Liderança Política
Funeral
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar o processo de adoecimento do líder político Ronaldo Cunha Lima, e a construção do mito político a partir de sua morte que ocorreu no dia 07 de julho de 2012, o foco principal dessa escrita, concentra-se na analise de sua morte e seu velório no Parque do Povo, com isso, tentamos apreender os sentidos e significados sociopolíticos subjacentes ao referido fato. Observando o cenário, os atores e sua ritualística, as narrativas e imagens elaboradas sobre a morte, ter-se-á melhores condições para perceber algumas estratégias desenvolvidas por familiares e aliados para a sua consagração como mito político paraibano. Nosso trabalho se insere teoricamente no enfoque da Nova História Política, por isso nos apropriamos das analises de, BURKE (2009) e BLOCH (1993), para capitarmos o papel das representações e a força do imaginário na construção e legitimação do poder político e em GIRARDET (1987), buscamos compreender como modelo de representação política do líder e em BALANDIER (1982), observar as estratégias de teatralização do poder. E para costurar essa narrativa foram usadas as seguintes fontes, alguns jornais, imagens, sites locais e uma entrevista feita com a viúva do ator político, Dona Glória Rodrigues Cunha Lima para analisar como estes contribuíram discursiva e imageticamente para a consagração e legitimação do morto num mito.
Descrição: Lima, M. A. do N. A morte e a festa de um líder: estratégias de construção do mito político Ronaldo Cunha Lima. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6528
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Auberlane do Nascimento Lima.pdfMaria Auberlane do Nascimento Lima15.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.