Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6531
Título: O "paraíso dos homens" sustentado pelas mulheres: representações do trabalho feminino em Juripiranga - PB (1960 - 1970)
Autor(es): Lima, Fernanda Rodrigues de
Palavras-chave: Mulher
Trabalho Feminino - representação
Formação de Identidade
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O estudo consiste na pesquisa bibliográfica e através da História oral sobre o trabalho feminino no município de Juripiranga – PB. Os relatos obtidos são frutos de um projeto de pesquisa intitulado “Representações do Trabalho Feminino em Juripiranga” pesquisa voltada para o período de 1960 a 1970, no projeto foram entrevistas mulheres artesãs. O objetivo principal é analisar as representações que o trabalho feminino assume diante do contexto, analisando a formação de identidade das artesãs. A motivação para o estudo surgiu no momento de elaboração do projeto de pesquisa. A análise teórica se deu a partir do dialogo com autores como Certeau, Halbwachs e Hall, entre outros, para conferir credibilidade à pesquisa dialogando com a proposta de estudo da História oral, memória, cotidiano e identidade. Foi evidenciada na análise a contradição existente entre as representações que existem em torno do “paraíso dos homens”, mostrando o olhar de quem vivenciou o período contextualizado.
Descrição: Lima, F. R. de. O "paraíso dos homens" sustentado pelas mulheres: representações do trabalho feminino em Juripiranga - PB (1960 - 1970). 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6531
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Rodrigues de Lima.pdfFernanda Rodrigues de Lima10.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.