Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6532
Título: Ensaio dissertativo sobre o bairro do Ligeiro no município de Queimadas-PB a partir do aspecto urbano
Autor(es): Silva, Wesliene Trajano da
Palavras-chave: Urbanismo
Queimadas - Paraíba
Zona Urbana
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O Bairro do Ligeiro localiza-se no município de Queimadas, na Microrregião de Campina Grande-PB, subdividido em Ligeiro I e II, o qual vem passando por modificações e reorganizações espaciais, bem como seu processo de urbanização vem crescendo proporcionando a institucionalização de novos equipamentos urbanos. Desde seu loteamento inicial na década de 1980, decorrente da iniciativa privada, por meio dos antigos proprietários que criaram os loteamentos residenciais, o Ligeiro vivenciou uma era ruralista que passou a ser classificado como administração urbana. Com base no exposto o objetivo central deste trabalho foi realizar um ensaio dissertativo sobre o Bairro do Ligeiro no Município de Queimadas-PB a partir do aspecto urbano. Através dele foi permitido mostrar os principais aspectos relativos ao processo urbano relatando que o lugar em questão se trata de um bairro (zona urbana) e não mais de uma zona rural, demonstrando o surgimento de novos equipamentos urbanos que ajudam a evidenciar tal transformação, mesmo que de forma modesta. A pesquisa embasou-se no procedimento empírico investigativo por meio de entrevistas, com um público de 20 (vinte) entrevistados. Conclui-se que ao mesmo modo que se observa o desenvolvimento urbano do bairro também se visualiza os problemas enfrentados pela população, pois faltam muitos investimentos em infraestrutura, além dos serviços básicos a serem prestados à população são escassos e precários, mesmo com a institucionalização de um espaço urbano que vem apresentando certo crescimento urbanístico.
Descrição: Silva, W. T. da. Ensaio dissertativo sobre o bairro do Ligeiro no município de Queimadas-PB a partir do aspecto urbano. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6532
Aparece nas coleções:30 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Wesliene Trajano da Silva.pdfWesliene Trajano da Silva12.94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.