Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6533
Título: O espaço escolar: "a articulação de saberes"
Autor(es): Oliveira, Luciano Ramos de
Palavras-chave: Educação
Ensino de História
Interação Professor - Aluno
Atividade Educacional
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho analisou o ensino de história a partir dos inúmeros relatos e experiências vividas no espaço educacional Félix Araújo, no bairro da Liberdade em Campina Grande. Foram analisadas atividades diárias dos alunos e do professor titular da disciplina (História), levando em consideração o regimento interno da escola (PPP), os PCN´s e a concepção de ensino do professor e como esse ensino chega ao estudante (interação). A motivação surgiu pelo meu interesse em me dedicar a estudos referente ao ensino de história, pois sou professor da rede particular de ensino e também posterior ao estágio realizado na escola acima mencionada.No meu trabalho dialogo com Hall, Fonseca, Libâneo, Schwarz, Bittencourt entre outros.Na pesquisa retomamos todo o contexto histórico sobre o ensino de história normatização e institucionalização desde século XIX ao XX, prestigiado o espaço educacional na sua riqueza cultural heterogênea, e as possíveis complicações e acertos que por ventura acontecem nesses espaços. Descrevemos o fazer do “professor estagiário” e os usos que ele pode fazer a partir de novos recursos voltados para a educação de forma geral.Por fim analisamos a estrutura física da escola, com o intuito de pensar as inúmeras possibilidades de materiais que a instituição poderia dar ao corpo discente e docente da escola. Ficou constatado que a escola dispõe de bons materiais didáticos, salas de multimídia, de informática além de um amplo espaço físico.
Descrição: Oliveira, L. R. de. O espaço escolar: "a articulação de saberes". 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6533
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luciano Ramos de Oliveira.pdfLuciano Ramos de Oliveira16.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.