Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6538
Título: | Nietzsche: Perspectivas educacionais a partir da filosofia Schopenhauriana |
Autor(es): | Silva, Ligia Maria |
Palavras-chave: | Filosofia Filosofia Alemã Educação |
Data do documento: | 22-Dez-2014 |
Resumo: | No texto que se segue almejamos apresentar as perspectivas educacionais a partir da filosofia schopenhaueriana conforme seu discípulo Nietzsche. Ao ler O Mundo como Vontade e como Representação, Nietzsche passou a admirar os ensinamentos de Schopenhauer. O texto Schopenhauer Educador, pertence à Terceira Consideração Extemporânea publicada em 1874, juntamente como a Segunda Consideração Da utilidade e desvantagem da história para a vida. Nessa extemporânea Nietzsche discorre sobre o que é uma verdadeira educação, a partir dos ensinamentos de Schopenhauer. Nietzsche acredita que cada indivíduo deva ter um mestre que influencie na educação de si mesmo. No seu caso, esse mestre foi Arthur Schopenhauer. Nietzsche também critica a forma que o Estado age e influencia na educação do indivíduo e na cultura que o cerca, pois acredita que isso irá influenciar como um indivíduo se torna e age perante a sociedade. |
Descrição: | Silva, L. M. Nietzsche: Perspectivas educacionais a partir da filosofia Schopenhauriana. 2014. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6538 |
Aparece nas coleções: | 31 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Ligia Maria Silva.pdf | Ligia Maria Silva | 10.17 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.