Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6539
Título: O ensino da filosofia no ensino médio e os seus desafios
Autor(es): Tavares Júnior, Gilberto Freitas
Palavras-chave: Filosofia
Ensino de Filosofia
Ensino Médio
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Nosso trabalho tem a intenção de melhor entender a filosofia na sua relação com a educação no ensino Médio, de maneira que é uma necessidade inicialmente demonstrada pelos próprios alunos, entender de forma prévia a importância que tem a filosofia tanto no processo de evolução de suas vidas como também no processo de constituição da sociedade. Tendo em vista que trabalhamos no campo das abstrações, se torna um pouco difícil apresentar-lhes respostas de forma imediata, pois os alunos entendem que podemos responder suas indagações no mesmo tempo que um professor de história o faz em sua disciplina, ou quando se busca entender uma nova regra da língua portuguesa quando define o fim da utilização do trema, por exemplo: estudar o mito da caverna requer do aluno uma busca na subjetividade e faz com que esse aluno de alguma forma relacione esse conteúdo a sua realidade ou próxima dele. Não se trata de a filosofia ser superior ou inferior às outras disciplinas, mas, na verdade, de buscar entender que a filosofia requer do aluno um pensamento mais crítico, de forma que esse aluno pode ou não aceitar o que é dito, contanto que participe do raciocínio que tal questionamento proponha. Trata-se, portanto, de o aluno ter que ser mais ativo em relação ao objeto de estudo, pois esse objeto de estudo, faz parte de suas dúvidas mais íntimas, e que são responsáveis por suas ações em todo o processo de crescimento como um sujeito atento a sua realidade.
Descrição: Tavares Júnior, G. F. O ensino da filosofia no ensino médio e os seus desafios. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6539
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilberto Freitas Tavares Júnior.pdfGilberto Freitas Tavares Júnior5.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.