Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6540
Título: A gênesis do mal segundo Santo Agostinho
Autor(es): Lima, Rafael Lopes de
Palavras-chave: Filosofia
Gênesis do mal
Ausência de Deus
Livre Arbítrio
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A partir da obra O livre-arbítrio, exporemos o modo como Santo Agostinho fundamenta a gênesis do mal. Neste sentido, mostraremos alguns caminhos necessários para que o Bispo de Hipona pudesse chegar à conclusão de que o Mal é sobretudo ausência de Deus e fruto do mau uso da Vontade-Livre. Ou seja, segundo Agostinho, o Mal só passa a existir no momento em que o homem, por sua vontade voluntária, se afasta da Luz, que é o Deus Criador do céu e da terra, da tradição judaico-cristã. Desta forma, o homem acaba entrando em uma vida de trevas. Iremos perceber, também, que o mal, segundo Santo Agostinho, não pode ser compreendido como algo que existe em si (substância), um mal Ontológico, mas, unicamente, como ausência de Deus. Para tanto, será preciso percorrer alguns momentos importantes necessários para tal entendimento, como é o caso do afastamento do homem de Deus e da Vontade Livre. Vale ressaltar que a vida de Agostinho, por meio de suas obras, e de sua vida pastoral, foi essencial para a construção e solidez da doutrina cristã da Igreja Católica Apostólica Romana, em seu tempo ainda em fase emergente.
Descrição: Lima, R. L. de. A gênesis do mal segundo Santo Agostinho. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6540
Aparece nas coleções:31 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafael Lopes de Lima.pdfRafael Lopes de Lima11.68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.