Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6542
Título: Memória, identidade e tradição na comunidade do grilo
Autor(es): Vasconcelos, Sebastião Edicley Amaral de
Palavras-chave: Comunidade Quilombola
Memória
Identidade
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Neste artigo analisaremos aspectos da história e da cultura da Comunidade quilombola do Grilo relacionando os mesmos com a preservação da memória e com a construção da identidade dos moradores da comunidade. A metodologia utilizada foi a História Oral. Através de entrevistas e análises das mesmas, procuramos compreender as relações entre memória, tradição e identidade nesta comunidade. Neste sentido iniciamos com uma discussão sobre a origem e a organização das comunidades quilombolas no período colonial da história brasileira. A partir da compreensão desses aspectos apresentamos a comunidade do Grilo, analisando a sua organização, através dos relatos de alguns de seus líderes. Seguindo, analisamos algumas manifestações culturais da comunidade, a saber, a produção artesanal do labirinto, a produção da cerâmica e a permanência da ciranda enquanto momento de diversão e alegria na comunidade. Essas práticas são analisadas de forma a compreendermos o que elas representam e como contribuem na construção de laços de sociabilidade e construção da identidade do grupo estudado.
Descrição: Vasconcelos, S. E. A. de. Memória, identidade e tradição na comunidade do grilo. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6542
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sebastião Edicley Amaral de Vasconcelos.pdfSebastião Edicley Amaral de Vasconcelos5.36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.