Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6543
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Kallenya Kelly Borborema do | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-22T12:08:04Z | - |
dc.date.available | 2014-12-22T12:08:04Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 320.56 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6543 | - |
dc.description | Nascimento, K. K. B. do. A questão racial na educação: racismos e antirracismos no ensino de história (2003-2014). 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A proposta desse trabalho é analisar a questão racial na escola, à luz da prática docente e da formação continuada de professores, mostrando a importância dessa temática para o ensino de história e para o campo de estudo étnico-racial no contexto da educação. Destarte, nosso objetivo é compreender como essa questão racial é posta na prática do ensino de história, a partir dos posicionamentos dos docentes e de suas reflexões sobre o cotidiano escolar acerca do racismo e da identidade étnica dos/as alunos/as negros/as. Nossa proposta busca analisar as políticas afirmativas, a propagação da Lei n. 10.639/03 e suas contribuições para o ensino. Buscamos ainda elucidar de que maneira essas propostas estão sendo discutidas na prática docente como combate às atitudes relativas ao racismo e ao preconceito racial. A pesquisa apresenta influência dos estudos de D’adesky (1997), com seus apontamentos sobre as ações racistas e antirracistas no Brasil; Cavalleiro (2003), com o direcionamento das propostas antirracistas para a educação; Munanga (2008), com a análise da construção da identidade nacional. No que se refere ao ensino de história e à formação de professores, o percurso epistemológico incorporou a influência dos estudos de Fonseca (2001). Como fontes para pesquisa, foram utilizados os documentos oficiais da educação: PCN, LDB, DCN, a Lei n. 9394/96 e a Lei n. 10.639/03, aliados às entrevistas semiestruturadas concedidas pelos colaboradores. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Prática Docente | pt_BR |
dc.title | A questão racial na educação: racismos e antirracismos no ensino de história (2003-2014) | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kallenya Kelly Borborema do Nascimento.pdf | Kallenya Kelly Borborema do Nascimento | 9.65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.