Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6543
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Kallenya Kelly Borborema do-
dc.date.accessioned2014-12-22T12:08:04Z-
dc.date.available2014-12-22T12:08:04Z-
dc.date.issued2014-12-22-
dc.identifier.otherCDD 320.56-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6543-
dc.descriptionNascimento, K. K. B. do. A questão racial na educação: racismos e antirracismos no ensino de história (2003-2014). 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA proposta desse trabalho é analisar a questão racial na escola, à luz da prática docente e da formação continuada de professores, mostrando a importância dessa temática para o ensino de história e para o campo de estudo étnico-racial no contexto da educação. Destarte, nosso objetivo é compreender como essa questão racial é posta na prática do ensino de história, a partir dos posicionamentos dos docentes e de suas reflexões sobre o cotidiano escolar acerca do racismo e da identidade étnica dos/as alunos/as negros/as. Nossa proposta busca analisar as políticas afirmativas, a propagação da Lei n. 10.639/03 e suas contribuições para o ensino. Buscamos ainda elucidar de que maneira essas propostas estão sendo discutidas na prática docente como combate às atitudes relativas ao racismo e ao preconceito racial. A pesquisa apresenta influência dos estudos de D’adesky (1997), com seus apontamentos sobre as ações racistas e antirracistas no Brasil; Cavalleiro (2003), com o direcionamento das propostas antirracistas para a educação; Munanga (2008), com a análise da construção da identidade nacional. No que se refere ao ensino de história e à formação de professores, o percurso epistemológico incorporou a influência dos estudos de Fonseca (2001). Como fontes para pesquisa, foram utilizados os documentos oficiais da educação: PCN, LDB, DCN, a Lei n. 9394/96 e a Lei n. 10.639/03, aliados às entrevistas semiestruturadas concedidas pelos colaboradores.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectRacismopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectPrática Docentept_BR
dc.titleA questão racial na educação: racismos e antirracismos no ensino de história (2003-2014)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kallenya Kelly Borborema do Nascimento.pdfKallenya Kelly Borborema do Nascimento9.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.