Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6545
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Taynnã Valentim | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-22T12:08:20Z | - |
dc.date.available | 2014-12-22T12:08:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6545 | - |
dc.description | Rodrigues, T. V. A memória e o (re)encontro com a docência: trilhas e desafios do ensino de história na contemporaneidade. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A nossa problemática parte do presente e a busca por respostas encontra-se nos meandros da memória, nas linhas sutis integrantes dos dizeres dos protagonistas de nossa pesquisa, os mestres do saber, que guardam tanto conhecimento sobre outro, porém não vêm guardando quase nada sobre si. A ação reflexiva configurada no ato da autonarrativa tornou-se algo raro diante da rotina do cotidiano, fazendo perder-se das motivações internas do ser professor. O ato de narrar-se é o que acreditamos estar faltando para os educadores conseguirem lidar com as angústias atuais da profissão docente. Enxergamos a memória como um caminho para presentificar escolhas feitas no passado, e assim entender se estas ainda se encontram satisfatórias na vivência do hoje. A narrativa da memória passada doa sentidos ao presente, configura-se enquanto arte da existência. Reflete-se a um exercício de salvação e reencontro consigo. Entre os autores que discutem a memória e sua importância para o ato de existir, trazemos neste trabalho nomes como Maurice Halbawachs (2006); Diana Klinger (2007); João Carlos Tedesco (2004) e a obra “Tempos, narrativas e ficção: A invenção de si” (2006) que consiste em uma coletânea de texto sobre (auto)narrativas. Para além de um debate sobre memória e sua importância para ação docente, buscamos por uma discussão em torno da educação e os problemas apontados pelos professores; dialogando com autores como Durval Muniz (2013); Rubem Alves (2000) e Nadja Hermann (2004), para conseguimos entender o porquê do atual desânimo que aflige os nossos educadores. Este trabalho encontra-se articulado ao uso da História Oral (ALBERTI, 2005), pois realizamos entrevistas com docentes de História do ensino básico. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Auricélia Lopes Pereira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | A memória e o (re)encontro com a docência: trilhas e desafios do ensino de história na contemporaneidade | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Taynnã Valentim Rodrigues.pdf | Taynnã Valentim Rodrigues | 25.37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.