Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6547
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, José Edson da Costa-
dc.date.accessioned2014-12-22T12:09:44Z-
dc.date.available2014-12-22T12:09:44Z-
dc.date.issued2014-12-22-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547-
dc.descriptionBarbosa, J. E. da C. Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho se apóia no interesse em compreender a História como sendo algo formador de cidadãos capazes de ver o mundo como um conjunto de múltiplas memórias e experiências humanas e não como algo dado, ou seja, uma verdade acabada e imutável. Foi a partir da segunda década do século XX que surgiram novas propostas teórico-metodológicas nas abordagens históricas através da Escola dos Annales. Dessa forma, neste trabalho analisaremos a música como exemplo de linguagem alternativa, pensado como documentos e objetos culturais que carregam marcas e características de seus tempos. A música possui significações conscientes ou inconscientes que podem e devem ser usados no ensino de História, e não deve ser utilizado apenas como ilustração, mas também no contexto da renovação das práticas de ensino em sala de aula. A utilização da música em sala de aula aponta também para a necessidade de preservação do Patrimônio Cultural da humanidade em todas as suas formas. O debate sobre a memória compreende também questões muito pertinentes à música como as formas estabelecidas ao longo do tempo pelas sociedades humanas para a preservação do acervo cultural. Por tanto, as novas linguagens na escola como a música, dar oportunidades aos alunos não só de aprender música, mas também de contribuir para a formação de cidadãos históricos, requerendo também a inclusão dela na sociedade e sua liberdade de expressão.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Maria Lindaci Gomes de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectRecurso Didáticopt_BR
dc.subjectLinguagem de Ensinopt_BR
dc.titleNovas linguagens no ensino de história: a música como recurso didáticopt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Edson da Costa Barbosa.pdfJosé Edson da Costa Barbosa10.13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.