Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6547
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, José Edson da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2014-12-22T12:09:44Z | - |
dc.date.available | 2014-12-22T12:09:44Z | - |
dc.date.issued | 2014-12-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6547 | - |
dc.description | Barbosa, J. E. da C. Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se apóia no interesse em compreender a História como sendo algo formador de cidadãos capazes de ver o mundo como um conjunto de múltiplas memórias e experiências humanas e não como algo dado, ou seja, uma verdade acabada e imutável. Foi a partir da segunda década do século XX que surgiram novas propostas teórico-metodológicas nas abordagens históricas através da Escola dos Annales. Dessa forma, neste trabalho analisaremos a música como exemplo de linguagem alternativa, pensado como documentos e objetos culturais que carregam marcas e características de seus tempos. A música possui significações conscientes ou inconscientes que podem e devem ser usados no ensino de História, e não deve ser utilizado apenas como ilustração, mas também no contexto da renovação das práticas de ensino em sala de aula. A utilização da música em sala de aula aponta também para a necessidade de preservação do Patrimônio Cultural da humanidade em todas as suas formas. O debate sobre a memória compreende também questões muito pertinentes à música como as formas estabelecidas ao longo do tempo pelas sociedades humanas para a preservação do acervo cultural. Por tanto, as novas linguagens na escola como a música, dar oportunidades aos alunos não só de aprender música, mas também de contribuir para a formação de cidadãos históricos, requerendo também a inclusão dela na sociedade e sua liberdade de expressão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Lindaci Gomes de Souza | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Recurso Didático | pt_BR |
dc.subject | Linguagem de Ensino | pt_BR |
dc.title | Novas linguagens no ensino de história: a música como recurso didático | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 29 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Edson da Costa Barbosa.pdf | José Edson da Costa Barbosa | 10.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.