Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6548
Título: História e memória de professoras de Juazeirinho - PB: contribuições para a história da educação
Autor(es): Santos, Damiana Miguel dos
Palavras-chave: História da Educação
Juazeirinho - Paraíba
Professoras
Memória
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Este artigo tem por finalidade destacar a importância das mulheres a partir da memória de quatro professoras da cidade de Juazeirinho – PB. Neste sentido, estamos abordando sobre as memórias de professoras no período compreendido entre 1950 e 1980, enfatizando suas vivências e experiências na educação escolarizada. Procuramos compreender a trajetória de vida e docência de mulheres professoras em Juazeirinho-PB a partir de suas memórias e contribuições para a história da educação do município. A partir de suas narrativas, tentamos identificar como era o cotidiano das professoras, analisando os seus desafios e dilemas no espaço escolar; tomamos como evidência o campo da história cultural para refletir sobre as questões relativas à história e às memórias de professoras. Este trabalho se situa no campo da História cultural a partir dos estudos de gênero, memória e história de vida de professoras a partir dos estudos de Freitas (2003), Louro (1997), Menezes (2007), Mestre (2004), Nora (1981), Ricoeur (2007), Soihet (1997) e Souza (2007). A metodologia utilizada foi a pesquisa da História Oral a partir da história,fazendo uso de entrevistas semiestruturadas de história de vida. Este trabalho nos possibilitou entender a contribuição das professoras na história da educação por meio dos trabalhos desenvolvidos em suas práticas docentes.
Descrição: Santos, D. M. dos. História e memória de professoras de Juazeirinho - PB: contribuições para a história da educação. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6548
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Damiana Miguel dos Santos.pdfDamiana Miguel dos Santos5.43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.