Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6549
Título: Representações da independência nos livros didáticos - uma análise de obras da década de 1960 até os dias atuais
Autor(es): Cordeiro, Luana de Almeida
Palavras-chave: Livro Didático
Independência do Brasil
Historiografia
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O estudo contido neste artigo investiga como a memória da Independência se expressa nos livros didáticos de História, e qual o papel deles na recriação e reinterpretação sobre o tema. Assim, utilizou-se como fontes um conjunto demanuais escolares editados entre os anos de 1960 e 2000, avaliando os aspectos vinculados àhistoriografia tradicional que se fazem presentes, bem como as explicações implícitas e ossentidos dados aos eventos históricos. Considerando-se os tons nacionalistas apresentadospela escrita dos autores, concluiu-se que os livros didáticos eram utilizados comoinstrumentos para a formação de uma consciência patriótica nos alunos de acordo com a historiografia da época regida pela classe que detinha o poder político e econômico no país. Para tanto, buscou-se investigar através de pesquisa bibliográfica através do tema tomando uma abordagem qualitativa.
Descrição: Cordeiro, L. de A. Representações da independência nos livros didáticos - uma análise de obras da década de 1960 até os dias atuais. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6549
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana de Almeida Cordeiro.pdfLuana de Almeida Cordeiro12.27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.