Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/655
Título: Co-remoção de fósforo e coliformes termotolerantes de efluentes secundários usando microalgas imobilizadas em matriz de alginato de cálcio
Autor(es): Nascimento, Jeane Cândido do
Palavras-chave: Tratamento de efluente
Contaminação
Microbiologia
Chlorella
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: A urbanização desordenada e o crescimento populacional têm desencadeado grandes perturbações nos ambientes aquáticos, pois o homem através do lançamento de efluentes domésticos, industriais e agrícolas sem tratamento, provoca a poluição dos mananciais superficiais. Os coliformes termotolerantes constituem o melhor indicador biológico de contaminação. Os processos convencionais de desinfecção geram subprodutos químicos perigosos e/ou carcinogênicos, os organoclorados. A tecnologia da imobilização de microalgas (Chlorella.) em matrizes de alginato de cálcio aumenta a longevidade fotossintética, viabilidade, durabilidade e atividade biocatalizadora celular. O trabalho realizado levou em consideração a radiação artificial com lâmpadas fluorescentes brancas de 80 μmoles m-2 s-1, tendo uma incidência luminosa de 6h em escala de bancada. A incidência luminosa, aliada ao aumento siginificativo do pH no reator contendo algas imobilizadas, levou a depuração de fósforo e orto-fosfato. As análises de fósforo e orto-fosfato foram feitas seguindo o cronograma de amostras do reator, obtendo como resultados 0,9 (mg PT x L-1) e 0,4 (0,4 mg PT L-1) restantes em cinco horas. Para a remoção de coliformes termotolerantes, os resultados foram analisados através de amostras em triplicatas de quatro experimentos laboratoriais sob luz artificial. Os valores das reduções de todos os experimentos foram expressos em triplicatas na escala logarítmica e em relação à redução dos controles. Após seis horas ocorreu a remoção total dos coliformes. Os principais processos envolvidos na redução das concentrações dos indicadores de contaminação fecal foram a atividade metabólica e de fotossíntese das microalgas. Os resultados obtidos apontam para o grande potencial da microalga Chlorella sp. no tratamento terciário de efluentes.
Descrição: NASCIMENTO, J. C. do. Co-remoção de fósforo e coliformes termotolerantes de efluentes secundários usando microalgas imobilizadas em matriz de alginato de cálcio. 2011. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/655
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jeane Cândido do Nascimento.pdfJeane Cândido do Nascimento671.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.