Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6550
Título: História das mulheres no contexto das migrações em Campina Grande - PB: entre o mundo do trabalho e as experiências universitárias
Autor(es): Elias, Cleidiana Bem
Palavras-chave: Mulher
Migração
História Social do Trabalho
Educação
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: A presente pesquisa traz reflexões acerca da temática das mulheres na condição de estudantes universitárias e que são migrantes, desenvolvendo suas experiências educativas e trabalhistas na cidade de Campina Grande-PB. Nosso objetivo é discutir, no campo da história social do trabalho, as experiências vivenciadas por mulheres no ensino superior a partir da relação entre trabalho e educação. Objetivamos também elaborar o perfil étnico geracional de mulheres jovens que atuam no mundo do trabalho em Campina Grande e que, através do trabalho, elaboram meios de sobrevivência. O presente estudo utilizou teorias do campo da História. Estudiosos como Silva Júnior (2009), Michelle Perrot (2007), Adriana Piscitelli (2002), Souza Lobo (1991), Lenildo Ferreira (2013), entre outros, foram citados. Realizaram-se ainda entrevistas com sujeitos femininos universitários, com o intuito de compreender as experiências e agenciamentos de mulheres no ensino superior na condição de migrantes. Tendo em vista o que foi elucidado até então, podemos apresentar alguns resultados alcançados. Na sociedade, existem mudanças significativas que estão sendo impulsionadas pelo aumento do nível de instrução das mulheres, possibilitando, assim, o crescimento da participação feminina no mercado de trabalho. Observa-se, portanto, que, para serem inseridas no mercado de trabalho, as mulheres precisam ter maior nível de escolaridade. O problema é que nem sempre as mulheres têm a possibilidade de concluir seu estudo no seu lugar de origem. Esse fato faz com que seja impulsionado o fenômeno migratório. Os dados de nossa pesquisa sinalizaram igualmente que as mulheres na condição de migrantes nem sempre têm condições financeiras para se manter e, em decorrência disso, elas são obrigadas a se inserir no mercado de trabalho. As mulheres passam a ter dupla jornada de trabalho, pois simultaneamente estudam e trabalham. Esse fato, em dado momento, pode prejudicar o seu desempenho acadêmico, motivado pela dificuldade de conciliação das atividades.
Descrição: Elias, C. B. História das mulheres no contexto das migrações em Campina Grande - PB: entre o mundo do trabalho e as experiências universitárias. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6550
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Cleidiana Bem Elias.pdfCleidiana Bem Elias7.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.