Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6551
Título: Movimento hip-hop em Campina Grande: juventude, história e narrativas afro-brasileiras
Autor(es): Lima, Ailanti Melo Costa
Palavras-chave: Hip-hop - Movimento Social
Cultura Afro-Brasileira
Jovens
História Cultural
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: O Hip-Hop é um movimento social que tem como base fazer com que os jovens praticantes dessa arte possam, por meio dos seus seguimentos, o Break, o Rap e o grafite, expressar suas emoções e seu modo de olhar o mundo. Este trabalho tem como objetivo refletir sobre a representação do movimento Hip-Hop na cidade de Campina Grande-PB, enquanto prática cultural afro-brasileira, no sentido de perceber como os jovens que fazem parte deste movimento, através do grafite, do Rap e da dança Break, constroem suas identidades juvenis. Nossa proposta é discutir a cultura afro-brasileira através do movimento Hip-Hop à luz da História Cultural, enfatizando as práticas culturais e sociais dos jovens praticantes deste movimento e a construção de suas identidades juvenis. O referencial teórico utilizado nesta pesquisa foram os trabalhos de Hall (2002), Pesavento (2005) e Santos (2005). Como aporte metodológico, utilizamos a história oral temática e a entrevista semiestruturada como técnica de coleta de dados. Fez-se também uma pesquisa bibliográfica e documental, cujas fontes foram cartazes, fotografias e trechos de músicas. Esta pesquisa nos permitiu compreender que os espaços e lugares das produções do movimento na cidade possibilitam perceber as expressões da cultura afro-brasileira e a importância histórica e cultural do movimento em Campina Grande para a construção das identidades juvenis.
Descrição: Lima, A. de M. C. Movimento hip-hop em Campina Grande: juventude, história e narrativas afro-brasileiras. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6551
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ailanti Melo Costa Lima.pdfAilanti Melo Costa Lima8.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.