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dc.contributor.authorAraújo, Thiago Cruz de-
dc.date.accessioned2014-12-22T12:11:13Z-
dc.date.available2014-12-22T12:11:13Z-
dc.date.issued2014-12-22-
dc.identifier.otherCDD 301-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6552-
dc.descriptionAraújo, T. C. de. O fetichismo da mercadoria e a sociedade burguesa constituída. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente artigo é analisar como o fetichismo da mercadoria, esta manifestação histórico-concreta do fenômeno social da alienação, generaliza-se de modo a conformar à sua lógica, o conjunto dos aspectos da vida humana na sociedade burguesa constituída. Em tal intento a pesquisa realiza um levantamento bibliográfico por meio da leitura e análise das obras de alguns dos principais autores que versam sobre a temática do fetichismo da mercadoria, com destaque especial para a análise fundamental desenvolvida por Karl Marx em torno da mercadoria, em sua obra magna, O Capital. Como resultado desta investigação, observa-se que a universalização da relação mercantil, como processo particular a sociedade burguesa constituída, opera concomitantemente, para a generalização por toda a existência humana, do fetiche próprio ao produto do trabalho humano quando transformado em mercadoria, o que resulta dizer que a sociedade burguesa é pródiga em encobrir os fundamentos sociais de seus processos em aparências fetichizadas. Deste modo chega-se a conclusão, que os intercâmbios humanos, em seu conjunto, tornam-se revestidos por feições reificadas, e ao encobrirem os processos alienantes em curso na sociedade, contribuem para a manutenção do atual estado de coisas. Portanto, torna-se necessário, por meio da crítica medular destes processos, descobrirem-se meios concretos de superação social.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Valmir Pereirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectFetichismo da Mercadoriapt_BR
dc.subjectFenômeno Socialpt_BR
dc.subjectAlienaçãopt_BR
dc.subjectSociedade Burguesapt_BR
dc.titleO fetichismo da mercadoria e a sociedade burguesa constituídapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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