Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6553
Título: Os desdobramentos do forró nordestino: de Luiz Gonzaga à Mastruz com Leite (1940 - 1991)
Autor(es): Lima, Ana Cláudia Dantas
Palavras-chave: Historiografia
Forró - Ritmo Musical
História Cultural
Trajetória Musical
Data do documento: 22-Dez-2014
Resumo: Este trabalho propõe uma reflexão referente aos desdobramentos do forró diante dos estudos historiográficos, pensando a respeito de suas (re)significações para a compreensão da trajetória musical. Busca-se compreender e, acima de tudo, resgatar os caminhos adotados pelo forró nordestino, tendo como recorte temporal o trilhar dos anos 1940 até 1991. A partir dos novos olhares propugnados pela História Cultural, toma-se como eixo condutor da discussão o gênero musical pensando enquanto uma fonte documental de grande relevância e que emerge de um dado contexto cultural e social. Para fundamentar esse estudo, partimos de autores como Durval Muniz, Sandra Pesavento, Vainfas e Expedito Leandro Silva. Nesse sentido e considerando a inserção dessa linguagem ao fazer historiográfico, realizou-se uma pesquisa que objetiva enfatizar a trajetória difícil e persistente de tal manifestação musical, a qual se adaptou a diversos segmentos de público e, além disso, quebrou vários preconceitos sociais, tornando-se um gênero ativo e atuante.
Descrição: Lima, A. C. D. Os desdobramentos do forró nordestino: de Luiz Gonzaga à Mastruz com Leite (1940 - 1991). 2014. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6553
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ana Cláudia Dantas Lima.pdfAna Cláudia Dantas Lima8.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.