Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6555
Título: Em concepções de estudantes: o desenvolvimento da escrita na sala de aula
Autor(es): Silva, Maria das Louviene
Palavras-chave: Produção textual
Ensino Médio
Escrita
Data do documento: 23-Dez-2014
Resumo: O presente trabalho discute e analisa a temática da produção textual no Ensino Médio ressaltando a realidade pedagógica de uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Sousa-PB e considerando, essencialmente, a necessidade de motivação da prática da escrita no ambiente escolar de forma dinâmica e prazerosa, uma vez que a escrita tem se perpetuado no cotidiano de algumas salas de aula como forma mecanizada. O trabalho se constitui através da pesquisa de campo de caráter exploratório e qualitativo, tendo como objeto de pesquisa um questionário com 05 (cinco) questões; uma fechada e quatro abertas, destinadas a 10 (dez) alunos que estudam na Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Júlio Sarmento e que tem como objetivo analisar as concepções dos estudantes a respeito da escrita e compreender melhor suas deficiências no que se refere ao processo de escrita na construção da aprendizagem do Ensino Médio. Nessa perspectiva se verificou as práticas de produção textual dos alunos, distinguindo e identificando as mesmas, no confronto com suas próprias concepções. Diante de todas as informações coletadas nesse estudo, foi possível concluir que quando os alunos constroem textos escritos com destino social, por se tratar de uma atividade comunicativa que acontece dentro da escola e também a realização de atividades que exijam a circulação destes fora do âmbito escolar, o desenvolvimento de suas habilidades mostram-se mais significativas. Porque escrita é um ato de linguagem com fins sociais e sua função corresponde às necessidades sócio-comunicativas de informar, ensinar, argumentar e recriar realidades, etc.
Descrição: SILVA, Maria das Louviene. Em concepções de estudantes: o desenvolvimento da escrita na sala de aula. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6555
ISSN: CDD 372.623
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria das Louviene Silva.pdfPDF - Maria das Louviene Silva347.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.