Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6560
Título: O Aperfeiçoamento do ensino de literatura: a arte do teatro na escola
Autor(es): Soares, Sandra Estrela
Palavras-chave: Ensino de literatura
Leitor
interpretação de texto
Data do documento: 23-Dez-2014
Resumo: Há muito tempo que as escolas e demais instituições de ensino enfrenta com o problema de leitura e de interpretação de textos de qualquer natureza. As provas de vestibulares passaram a exigir mais dos alunos e nesse caso também do professor formador. Parte-se da gênese de que o ensino de literatura finda com a formação de bons leitores e que estes precedem a compreensão de textos de naturezas diversas. Nessa perspectiva objetivou-se, numa abordagem dedutiva e qualitativa, verificar as chances de um envolvimento maior na leitura de textos literários e também da formação cidadã, crítica e emotiva, a partir da consciência da realidade contextualizada na obra literária. Para isso, apropriando-se da técnica da pesquisa-ação, foi desenvolvido um projeto de contextualizações de novas práticas pedagógicas que relacionavam a Literatura e o Teatro com os alunos da terceira série do Ensino Médio da Escola Mestre Júlio Sarmento. Como aporte teórico o trabalho amparou-se nas concepções de Facina (2004), Zilberman (1993), Filipouski (2006), Wendell (2014), Flory (2014), entre. E considerando a importância de se conhecer as regulamentações e diretrizes do ensino de literatura no Brasil buscou aporte nos PCN’s (1998).
Descrição: SOARES, Sandra Estrella. O Aperfeiçoamento do ensino de literatura: a arte do teatro na escola. 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6560
ISSN: CDD 800
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sandra Estrela Soares.pdfPDF - Sandra Estrela Soares7.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.