Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6563
Título: | O uso de Redes Sociais Educacionais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem em uma Escola Municipal |
Autor(es): | Costa, Francisco Eudes Almeida da |
Palavras-chave: | Rede Social Educacional Instituições de Ensino Interação on-line |
Data do documento: | 2-Fev-2015 |
Resumo: | A partir do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, dia após dia surgem novas formas de comunicação e interação entre as pessoas. As redes sociais na Internet fornecem um ambiente para interação virtual entre um grupo de pessoas, posicionando-se como uma forma de extensão da presença física desse grupo. Com a rápida disseminação dessas redes, surge a possibilidade de utilizar-se desse mecanismo também no ambiente educacional. Entretanto, redes amplamente divulgadas, tais como Facebook, Twitter e Orkut, não foram criadas com fins pedagógicos e podem apresentar inconformismos quando usadas para tal, a saber: dispersão dos alunos, exposição de conteúdo inadequado, e até mesmo falta de teor pedagógico necessário. Nesse contexto, propomos neste trabalho a inserção de redes sociais educacionais específicas para instituições de ensino. Partindo dessa ideia, foi desenvolvida uma rede social educacional, denominada Schooling, para a escola municipal Dr. Jarques Lúcio da Silva, localizada no município de São Bento – PB, e posteriormente relatada e analisada a experiência inicial de professores e alunos do projeto Mais Educação do Governo Federal. O relato é apresentado em forma de interações diretas entre os participantes, que foram classificadas de acordo com o tipo de capital social, definido como relacional, cognitivo ou normativo, e de acordo com o nível de participação na rede, definido como ativa, reativa ou passiva. Também foi investigada a opinião e a experiência de uso da rede com os professores, através de um questionário quanti-qualitativo acerca de seu conhecimento sobre as tecnologias digitais. Como forma de contribuir para a inserção da rede social desenvolvida na escola, foi feito um treinamento técnicopedagógico com os professores participantes, além de sugeridas atividades que os mesmos poderiam realizar com seus alunos utilizando a rede social educacional. Evidenciou-se com este trabalho o interesse e o uso das novas tecnologias digitais das redes sociais em sala de aula, com enfoque educativo. |
Descrição: | COSTA, F. E. A. O uso de Redes Sociais Educacionais como auxílio no processo de ensino-aprendizagem: uma abordagem em uma Escola Municipal. 2014. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6563 |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Francisco Eudes Almeida da Costa.pdf | 14.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.