Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6565
Título: Uma proposta de um Modelo de Documentação de Requisitos de Software para o easYProcess
Autor(es): Lira, Elisama Pires de
Palavras-chave: Modelo de documento
Especificação de requisitos
easYProcess (YP)
Padrão IEEE/ANSI 830-1998
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: O objetivo neste trabalho é propor um modelo de documento de especificação de requisitos, para complementar e contribuir com a fase de requisitos da metodologia de desenvolvimento de software easYProcess (YP). Sendo esta metodologia trabalhada com alunos da turma de Engenharia de Software do curso de Licenciatura em Computação da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB/Campus VII. Nesta pesquisa foi realizado um levantamento bibliográfico que através de diferentes informações acerca dos assuntos que nortearam essa monografia, foi possível dar suporte teórico à proposta. Após o desenvolvimento do modelo de documento de requisitos, baseado no padrão IEEE/ANSI 830-1998, foi realizada a aplicação deste artefato com alunos da turma citada anteriormente. De modo a agregar mais qualidade e valor aos projetos dos alunos e assim no processo de desenvolvimento de software durante a fase de especificação de requisitos da metodologia YP. Os dados dessa pesquisa foram obtidos através de observação direta do uso do modelo e de questionários aplicados aos alunos e monitores da disciplina Engenharia de Software e, são apresentados e analisados por meio de quadros e gráficos que correspondem sequencialmente às perguntas dos questionários aplicados. Dentre os resultados obtidos pela pesquisa, pode-se dizer que este modelo de documento é fator contribuinte para boas práticas de desenvolvimento e minimiza os impactos negativos de forma a auxiliar na compreensão do sistema desejado. Ele não só incrementa a fase de requisitos do YP, como também proporciona uma forma de organização de conhecimento dos discentes acerca dos requisitos de software, beneficiando tanto o ensino do professor da disciplina como o auxílio pedagógico prestado pelo monitor.
Descrição: LIRA, E. P. Uma proposta de um Modelo de Documentação de Requisitos de Software para o easYProcess. 2014. 97 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6565
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elisama Pires de Lira.pdf21.15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.