Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6567
Título: Investigação do procedimento metodológico no uso de Tecnologias Assistivas para alunos portadores de deficiência visual em uma escola da Cidade de Patos, PB
Autor(es): Soares, Adijaneide Leite
Palavras-chave: Plano de curso
Deficiência visual
Informática
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: A educação inclusiva é considerada uma das mais importantes transformações de ensino no cenário da educação brasileira. É nesta perspectiva que este trabalho tem como objetivo elaborar um plano de curso na área de informática utilizando o software Dosvox, como principal tecnologia de apoio no processo de ensino – aprendizagem de pessoas portadoras de deficiência visual. O presente estudo teve como cenário uma escola de educação especial do município de Patos – PB. Para tanto, a proposta buscou, em sua essência, ser condizente com as necessidades dos alunos deficientes visuais, como também respeitar o cenário da Instituição de ensino estudada. Essa pesquisa se deu a partir de um levantamento bibliográfico acerca dos conteúdos indispensáveis que delinearam este trabalho e, por conseguinte, o relato da experiência vivenciada no local de estudo durante a pesquisa. A mesma teve como finalidade compreender como ocorria a execução dos processos de ensino de alunos deficientes visuais, frente à utilização das Tecnologias Assistivas. A partir disso pôde-se desenvolver o plano de curso proposto nessa pesquisa de acordo com os dados levantados, os quais foram coletados por meio de questionários aplicados tanto aos alunos quanto à gestora da escola participante. Dentre os resultados obtidos, pôde-se constatar que este modelo de plano de curso deriva de um fator positivo para a sua implantação no tocante aos processos de ensino mediados pelo computador na referida escola, que teve como característica principal prover facilidade de acesso na inserção da informática na vida destes aprendizes. Desse modo, compreende-se que o sistema Dosvox continuou sendo um meio facilitador nos processos de interação entre um portador de deficiência visual e um computador, principalmente se adotadas as ações definidas no plano de curso especificamente desenvolvido para tal fim. Porém, diante da indisponibilidade imediata de pessoal para a adoção irrestrita do plano de curso por parte da instituição, optou-se apenas pela realização da apresentação da proposta e sua adoção em uma experiência piloto de pequena escala, ficando a sua ampliação a cargo de trabalhos futuros.
Descrição: SOARES, A. L. Investigação do procedimento metodológico no uso de Tecnologias Assistivas para alunos portadores de deficiência visual em uma escola da Cidade de Patos, PB. 2014. 95 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6567
Aparece nas coleções:81 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Adijaneide Leite Soares.pdf21.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.