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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6568
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Pablo Roberto Fernandes de | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-02T13:02:08Z | - |
dc.date.available | 2015-02-02T13:02:08Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-02 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 303.483 3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6568 | - |
dc.description | OLIVEIRA, P. R. F. A Webfind como resposta à Webquest: trabalhando com o nativo da cibercultura. 2014. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A escola da atualidade tem enfrentando novos desafios, dentre eles o de estar inserida na cibercultura. Isso ocorre porque as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) têm se difundido cada vez mais rápido, e o professor, como também aluno desta escola, tem utilizado as novas tecnologias em seu cotidiano. Dessa cultura digital surgem também as gerações digitais: nativos digitais, imigrantes digitais e excluídos digitais. Tais grupos foram classificados assim após a década de 80, quando as TICs começaram a ser disseminadas pelo mundo. Relacionado a esta temática, o presente trabalho apresenta uma pesquisa caracterizada como um estudo de caso, realizada em uma escola de ensino médio da cidade de Patos-PB. Com objetivo de apresentar a WebQuest (WQ), criada pelo professor Bernie Dodge (1995), como uma metodologia que possibilita trabalhar com a geração digital, de forma que possam vivenciar um processo de ensino aprendizagem significativo, mediado pelas TICs na escola, como também propomos a técnica WebFind (WF) para responder a WQ. Para tanto, primeiramente investigou-se o perfil dos alunos e professores, utilizando como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionários com um universo de 121 alunos e 21 professores, para identificar se eram nativos, imigrantes ou excluídos digitais. E a partir disso analisar se a escola estava incluída no universo da cibercultura. Depois aplicou-se uma atividade que relacionou a metodologia WQ com a técnica WF. Ao final, ficou evidenciado que a escola pode ser considerada inserida na cibercultura e os alunos foram caracterizados como nativos e novatos digitais – termo sugerido nesta pesquisa para classificar àqueles que deixaram de ser excluídos digitais –. Os professores foram identificados como imigrantes e nativos digitais. Pudemos também concluir que a associação da WF com a WQ pode contribuir para a aprendizagem e para uma prática pedagógica significativa, utilizando as TICs no contexto atual da cibercultura na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela de Araujo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cibercultura | pt_BR |
dc.subject | Nativo digital | pt_BR |
dc.subject | Novato digital | pt_BR |
dc.subject | WebQuest | pt_BR |
dc.subject | WebFind | pt_BR |
dc.title | A Webfind como resposta à Webquest: trabalhando com o nativo da cibercultura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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