Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/657
Título: Formação inicial de professores: um instrumento para sistematizar a reflexão sobre a prática
Autor(es): Matias, Aluska da Silva
Palavras-chave: Formação docente
Prática pedagógica
Aprendizagem
Vídeo-aula
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Nos cursos de licenciatura, são destinadas 400 horas para realização de estágio supervisionado em escolas da educação básica. Os futuros professores devem vivenciar o cotidiano de sala de aula e desenvolver competências e habilidades próprias do “fazer docente”. Um dos maiores desafios da formação inicial é ensinar ao futuro professor a fundamentar sua prática com referenciais teóricos e a construir uma postura investigativa para suas ações em sala de aula. Neste trabalho, o objetivo foi apresentar a versão preliminar de uma Ficha de Indicadores para Análise de Aulas filmadas em vídeo (FIAA). Essa ficha pode revelar aos professores em formação as concepções e as características do seu fazer que até então eram tácitas, promovendo a explicitação, reflexão e mudança em sua prática docente.
Descrição: MATIAS, A. da S. Formação inicial de professores: um instrumento para sistematizar a reflexão sobre a prática. 2011. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/657
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aluska da Silva Matias.pdfAluska da Silva Matias353.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.