Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6577
Título: Gestão do controle financeiro em micro empresas familiares: um estudo de caso na empresa Eletro Laser
Autor(es): Sousa, Aline Medeiros de
Palavras-chave: Gestão Financeira
Controles Internos
Empresa Familiar
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: Com o advento da globalização e a estabilização da moeda, a realidade das organizações foi sendo afetada pelas decorrentes mudanças que foram acontecendo. Neste contexto as Empresas Familiares (EF) exercem grande importância no cenário brasileiro, tendo em vista que grande fatia do mercado nacional é formada por este modelo de organização, a questão é que de forma geral, nas pequenas empresas e em essencial as EF, pouca importância é atribuída ao controle financeiro e que na maioria das vezes não há um sistema de controle interno implantado para a execução das atividades, que por sua vez são feitas de forma não-padronizada e sem controle, o que facilita a ocorrência de erros. Porém apesar de existirem diversas obras que abordam sobre o correto gerenciamento financeiro, ainda são poucos os autores que discutem sobre as práticas das micro empresas quanto a esse gerenciamento, existindo assim uma lacuna neste cenário quanto a esta abordagem. Neste sentido a presente pesquisa tem como objetivo geral: verificar a gestão do controle financeiro em uma micro empresa familiar, de modo mais específico buscou-se fomentar a importância de uma eficiente gestão financeira correlacionando-a com as MEF, descrever quais métodos são essenciais para se obter um bom controle nos processos financeiros e para o desenvolvimento de uma EF e identificar quais as formas de controle utilizadas pela organização em estudo. Para tanto fez-se uso da pesquisa descritiva para elaboração deste estudo, sendo o estudo de caso o procedimento metodológico escolhido, onde as informações foram coletadas através de uma entrevista feita com a gerente financeira. Os resultados obtidos mostraram que a empresa possui ciência da importância do controle financeiro e faz uso de algumas ferramentas para a eficácia deste controle, mas que ao mesmo tempo vivencia dificuldades no que diz respeito ao controle de contas a receber, o que evidencia ainda mais a importância deste método de controle nas empresas familiares, bem como a devida separação dos recursos pessoais dos recursos da empresa.
Descrição: SOUSA, A. M. Gestão do controle financeiro em micro empresas familiares: um estudo de caso na empresa Eletro Laser. 2014. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6577
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Medeiros de Sousa.pdfAline Medeiros de Sousa684.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.