Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/658
Título: Bioecologia de Anotosaura vanzolinia (Squamata: Gymnophthalmidae) no Complexo Aluízio Campos, Campina Grande, PB
Autor(es): Oliveira, Bruno Halluan Soares de
Palavras-chave: Fauna
Lagartos
Habitat
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: Os lagartos constituem um dos grupos mais ricos e diversificados de répteis, representados no Brasil pela presença de dez famílias. Uma delas, a família Gymnophthalmidae, comumente apresenta uma redução ou mesmo atrofia dos membros locomotores. O presente trabalho objetivou realizar o estudo da bioecologia do lagarto Anotosaura vanzolinia, em uma área de Caatinga situada no Horto Florestal do Complexo Aluízio Campos (7°16'34'' S e 35°53' 7'' O), localizado no município de Campina Grande, Paraíba. Foram realizadas sete coletas (meses de Março, Abril, Julho e Agosto de 2011), utilizando a metodologia de busca ativa diurna. Em cada coleta foram analisados o tipo de habitat e microhabitat ocupado pela espécie, além de dados de incidência solar, umidade do substrato, tipo de solo, profundidade da serrapilheira e do solo (quando os exemplares encontravam-se enterrados), coloração e tamanho das folhas e gravetos. Para todos os indivíduos coletados foram tomadas medidas morfométricas além da dissecação para análise do conteúdo estomacal. Os resultados apontaram que A. vanzolinia ocupou todos os habitats da área, com preferência nos microhabitats com serrapilheira e solo terroso. A análise da dieta evidenciou uma maior utilização de itens da fauna edáfica, principalmente de artrópodes. Foi observado que indivíduos menores (< 30 mm) alimentamse principalmente de Hymenoptera (Família Formicidae) enquanto os indivíduos maiores (> 30 mm) de Isoptera. As medidas morfométricas indicaram que a morfologia serpentiforme dessa espécie apresentou uma grande relação principalmente com seu hábito fossorial, e consequentemente, com o tipo de microhabitat escolhido para ser utilizado em suas atividades de forrageio. Assim, essa espécie pode ser caracterizada como um lagarto do tipo forrageador ativo, onde se utilizam principalmente da serrapilheira para a obtenção de alimento.
Descrição: OLIVEIRA, B. H. S. de. Bioecologia de Anotosaura vanzolinia (Squamata: Gymnophthalmidae) no Complexo Aluízio Campos, Campina Grande, PB. 2011. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/658
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Halluan Soares de Oliveira.pdfBruno Halluan Soares de Oliveira1.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.