Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6582
Título: Logística Reversa: uma abordagem dos impactos financeiros e ambientais em uma empresa de base industrial na Cidade de Patos
Autor(es): Lucena Filho, João Martins da Nóbrega
Palavras-chave: Logística Reversa
meio ambiente
ganhos econômicos
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: A globalização define um mercado cada vez mais acirrado e empresas buscam um diferencial competitivo para garantir seu espaço no mercado. O crescimento populacional e o consumismo da sociedade vêm trazendo consequências alarmantes para o meio ambiente. O aumento do padrão de consumo é um fator determinante para a degradação ambiental. Como alternativa a isso, vem ocorrendo uma busca frenética por alternativas de soluções, por adoção de medidas concretas em defesa do meio ambiente. Com isso, o presente trabalho traz a Logística Reversa como uma alternativa a essas questões, através de um estudo em uma empresa de alumínio. Neste contexto identificou-se a seguinte problemática: Quais os efeitos de um programa de logística reversa sobre os custos financeiros e sobre o meio ambiente que envolve uma indústria de produtos em alumínio na cidade de Patos-PB? Assim, este trabalho traz como objetivo geral verificar os efeitos financeiros e ambientais promovidos pela Logística Reversa na referida empresa. Para tal, fez-se o uso da pesquisa descritiva. O procedimento metodológico escolhido é o estudo de caso, na qual se tomou por base o gestor da empresa em estudo, as informações foram coletadas por meio de um questionário, com um total de 19 questões, aplicadas ao gestor. Os resultados encontrados demonstraram que a prática da logística reversa é bastante viável para empresa em termos financeiros e ambientais, onde a mesma reduz os custos de produção e se adéqua as legislações ambientais. Conclui-se, assim, que apesar da falta de um sistema gerencial exclusivo para tal atividade, a empresa consegue obter satisfatórios ganhos econômicos e desenvolve um papel importante para o meio ambiente com a prática da reutilização de materiais e para a sociedade com incentivos a reciclagem.
Descrição: LUCENA FILHO, J. M. N. Logística Reversa: uma abordagem dos impactos financeiros e ambientais em uma empresa de base industrial na Cidade de Patos. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6582
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Martins da Nóbrega Lucena Filho.pdfJoão Martins da Nóbrega Lucena Filho455.14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.