Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6585
Título: Programa Saúde da Mulher: uma avaliação das metas de monitoramento em São José do Egito, PE
Autor(es): Batista, Jussara Kléa de Souza
Palavras-chave: Saúde
Exames
Metas
Data do documento: 2-Fev-2015
Resumo: A saúde pública visto como um bem coletivo e social é uma conquista recente na nossa história, tendo nas ações de prevenção o melhor caminho para o combate aos problemas de saúde que acometem a população. O presente trabalho tem como objetivo identificar a efetividade do Programa Saúde da Mulher baseado em quatro indicadores que são monitorados pela Secretária de Saúde do município de São José do Egito – PE. O caminho metodológico escolhido para o estudo se deu a partir de uma pesquisa exploratória e descritiva, tomando como forma de estudo inicialmente a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental a fim de avaliar os aspectos quantitativos do estudo. Para a análise dos dados escolheu-se a análise do conteúdo, com vistas a confrontar os dados fornecidos pela secretaria de saúde do município, com as diretrizes fornecidas pelos órgãos públicos de saúde, com vistas a avaliar se os andamentos das metas do município condizem com as recomendações para a erradicação de doenças ginecológicas que acometem as mulheres. Os resultados encontrados apontam que as limitações encontradas estão mais relacionadas a uma integração entre gestores e sociedade, do que em relação à falta dos recursos oferecidos, além disso, problemas relacionados ao deslocamento, falta de informação do público alvo e ausências de incentivo por parte dos médicos precisam de uma maior atenção por parte dos gestores e profissionais da saúde. Contudo, de forma geral constatou-se que as metas têm sido alcançadas, no entanto, foi detectada uma falha sistêmica na política em questão especialmente na fase de planificação das metas a serem estabelecidas.
Descrição: BATISTA, J. K. S. Programa Saúde da Mulher: uma avaliação das metas de monitoramento em São José do Egito, PE. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6585
Aparece nas coleções:83 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Jussara Kléa de Souza Batista.pdfJussara Kléa de Souza Batista621.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.