Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/659
Título: Levantamento do ataque de cupins junto ao arboreto dos municípios de Pocinhos e Fagundes, Estado da Paraíba: uma análise comparativa
Autor(es): Costa, Bruno Guedes da
Palavras-chave: Isoptera
Cupim
Pragas urbanas
Data do documento: 9-Nov-2012
Resumo: O presente estudo teve por objetivo investigar as árvores urbanas da área central de Fagundes e Pocinhos, PB, quanto à ocorrência de cupins xilófagos, estimando a densidade de árvores atacadas, com Circunferência a Altura do Peito (CAP) acima de 11 cm. O levantamento do ataque de cupins foi feito através de análise direta não destrutiva das condições externas da árvore, bem como a presença de vestígios e túneis de cupins sobre o tronco, casca e entre casca, e no solo a um raio de 50 cm de distância da base dos vegetais. Foram inspecionados 648 indivíduos vegetais de 40 espécies, 229 deles em Fagundes, pertencentes a 23 espécies, e 419 em Pocinhos, de 26 espécies. A maioria dos indivíduos arbóreos apresentava-se sadios em ambos os municípios e grande parte tinham reentrâncias. Cupins foram registrados em 24 espécimes vegetais, pertencentes a 11 espécies de sete famílias: Anacardiaceae (Schinus terebinthifolius), Caesalpinaceae (Delonix regia e Senna siamea), Combretaceae (Terminalia catappa), Fabaceae (Clitoria fairchildiana), Mimosaceae (Adenanthera pavonina e Prosopis juliflora), Moraceae (Ficus elastica e F. lyrata) e Myrtaceae (Eucalyptus citriodora e Syzygium cumini). Registrou-se a ocorrência de Nasutitermes corniger e outras quatro morfoespécies do mesmo gênero, além de Amitermes sp., Microcerotermes sp., da família Termitidae, além de cupim de madeira seca. Cupins Nasutitermes foram responsáveis pela maioria dos ataques (58%). Não houve correlação entre a ocorrência de cupins e o CAP. Contudo, verficou-se forte relação do ataque ao tipo de poda em Fagundes. Não se recomenda a utilização de D. regia (Flamboyant) em projetos de arborização urbana, pois a mesma demonstrou ser susceptível ao ataque de cupins de três espécies de Nasutitermes, podendo assim, futuramente, causar sérios prejuízos sócio-econômicos a população. O estudo corrobora a importância de N. corniger no Brasil.
Descrição: COSTA, B. G. da. Levantamento do ataque de cupins junto ao arboreto dos municípios de Pocinhos e Fagundes, Estado da Paraíba. 2011. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/659
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruno Guedes da Costa.pdfBruno Guedes da Costa1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.