Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6612
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pedroza, Maria do Socorro Mendes | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-03T15:25:24Z | - |
dc.date.available | 2015-02-03T15:25:24Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-03 | - |
dc.identifier.issn | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6612 | - |
dc.description | PEDROZA, Maria do Socorro Mendes. Leitura: possibilidade de emancipação humana. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A dificuldade do ato de ler, vem sendo uma preocupação constante na sociedade contemporânea e, dados comprovam que esse é um dos maiores problemas de aprendizagem. Nessa perspectiva, surge então, a necessidade de resgatar o interesse pela leitura discursiva, associando-a a novos espaços significativos e, para isso, exige portanto, que o docente encontre possibilidades de integrar métodos antigos com a tecnologia, exercitando o ato de ler , no contexto de práticas pedagógicas, prazerosas e significativas, instigando a formação de leitores críticos, conscientes e, não mais trabalhar a leitura apenas como um processo de decodificação e sim, despertar no aluno, a importância desse ato na construção de sua identidade para atuar com desenvoltura no novo século. Consciente do papel fundamental da leitura no desenvolvimento de habilidades que possibilitam a emancipação do ser humano, fica claro, a necessidade dessa prática no nosso cotidiano. E, a escola, deve ter esse compromisso com a formação de leitores emancipados, já que é um espaço favorável para a conscientização do ato de ler. Partindo dessa nova conjuntura, entendemos a necessidade de se buscar novos modelos educacionais, em consonância com as configurações sociais oriundas da era moderna. E o educador, por sua vez, precisa estar aberto a esse processo de mudança, adequando as práticas inovadoras à sua metodologia, para melhor interagir com essa geração, que domina os recursos tecnológicos, e assim, ter êxito no processo ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Janine Vicente Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Pós-Modernidade | pt_BR |
dc.subject | Interação | pt_BR |
dc.subject | Sujeito-leitor | pt_BR |
dc.title | Leitura: possibilidade de emancipação humana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria do Socorro Mendes Pedroza.pdf | PDF - Maria do Socorro Mendes Pedroza | 598.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.