Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6613
Título: A Educação contemporânea e suas práticas pedagógicas: um mergulho no oceano midiático
Autor(es): Pedroza, Maria Ilma Mendes
Palavras-chave: Novas tecnologias na educação
Cibercultura
Prática pedagógica
Data do documento: 3-Fev-2015
Resumo: A globalização abriu novos caminhos para a educação, que vive no momento um processo de mudanças evidenciadas pelos avanços tecnológicos. Diante disso, já não se pode pensar em educação apenas como uma transmissão de conhecimentos isolados, e sim como um instrumento com poder de transformação, capaz de contribuir na formação dos educandos, tornando-os sujeitos críticos e participativos, preparados para o exercício da cidadania, além de possibilitar a formação das identidades pessoais e profissionais. As novas tecnologias digitais estão cada vez mais invadindo o cotidiano dos jovens, os quais se encontram imersos no universo da cibercultura. Isso representa um desafio para os docentes que precisam assumir uma nova postura e incorporar os recursos tecnológicos em práticas pedagógicas significativas para os discentes. Além de facilitar na aprendizagem, as tecnologias oferecem condições para a interação, o conhecimento intelectual e a inserção ao novo mundo virtual. Dessa forma, com o novo contexto educacional que surge, o professor precisa explorar as diversas potencialidades oferecidas pelas tecnologias da informação e da comunicação em práticas pedagógicas educativas, buscando encorajar os educandos a compartilharem experiências, opiniões e atitudes para a efetivação do processo ensino-aprendizagem.
Descrição: PEDROZA, Maria Ilma Mendes. A Educação contemporânea e suas práticas pedagógicas: um mergulho no oceano midiático. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6613
ISSN: CDD 371.33
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Ilma Mendes Pedroza.pdfPDF - Maria Ilma Mendes Pedroza371.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.