Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6619
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Sídney Moreira da | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-03T15:50:36Z | - |
dc.date.available | 2015-02-03T15:50:36Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-03 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6619 | - |
dc.description | COSTA, Sídney Moreira da. A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Muitos são os desafios que se encontram no ensino atualmente, como parâmetro de transformação especial, é relevante fazer referências à inclusão das novas tecnologias no processo educacional. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) aparecem como potencializadores na prática educativa. O objetivo da pesquisa exposta foi analisar as influências dos recursos tecnológicos no processo ensino-aprendizagem, identificando as dificuldades e perspectivas dessa nova forma de construção de conhecimento. Para tal, realizou-se uma pesquisa de campo onde foi utilizado a aplicação de questionários que foram aplicados em 20 alunos do Ensino Médio da Educação Básica e 10 educadores, todos da E.E.E.F.M. Professor Adalberto de Sousa Oliveira, da cidade de Cachoeira dos Índios, PB. Foi realizada a apreciação dos dados, destacando-se, que cerca dos 93% dos entrevistados acreditam que o uso de recursos tecnológicos influencia no processo de ensino-aprendizagem. O percentual foi mantido quanto à utilização desses recursos no processo de ensino. Entre as principais dificuldades apontadas para o uso das TIC´s estão um quantitativo insuficiente de recursos tecnológicos e espaço físico inadequado nas instituições escolares sob o ponto de vista dos entrevistados. Entre os benefícios citados na pesquisa estão: a dinamização das aulas, motivações dos discentes e o acesso a diversas fontes de pesquisas. E como aspectos negativos destacam-se: a dispersão dos alunos favorecida pelos múltiplos estímulos visuais, aplicativos e redes e a redução da habilidade de se expressar e se comunicar por parte dos educandos. Portanto, percebeu-se que os recursos tecnológicos podem contribuir para um processo de aprendizagem mais significativo, entretanto as instituições escolares e os professores não demonstram estar prontos para atender a demanda das inovações tecnológicas da sociedade atual. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosimar Socorro Silva Miranda | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Recursos tecnológicos | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.title | A influência dos recursos tecnológicos no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Sídney Moreira da Costa.pdf | PDF - Sídney Moreira da Costa | 695.55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.