Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6627
Título: Introdução a análise de sobrevivência com aplicação a dados de transplantados de medula óssea
Autor(es): Gomes, Diego Alves
Palavras-chave: Análise de sobrevivência
Censura - Estatística
Distribuições paramétricas
Data do documento: 3-Fev-2015
Resumo: O termo an alise de sobreviv^encia refere-se a situa c~oes m edicas envolvendo dados censurados. Em geral, os bancos de dados utilizados para este tipo de an alise s~ao constitu dos de indiv duos suscet veis e n~ao suscet veis a um determinado evento que pode ser cura, recidiva ou morte, etc. O termo censura refere-se ao acompanhamento de um indiv duo por um certo per odo de tempo e o mesmo vir a sair do estudo por motivos que n~ao est~ao diretamente relacionadas com o objetivo da pesquisa, por exemplo um paciente acompanhado at e ser interrompido o estudo, por diversos motivos tais como mudan ca de cidade, morte, desist^encia volunt aria, entre outros. O objetivo da an alise de sobreviv^encia e estimar, comparar, e interpretar as vari aveis como o tempo de sobreviv^encia e as fun c~oes de risco. Para que se possa conhecer o comportamento de determinadas doen cas ou fen^omenos e necess ario o acompanhamento dos indiv duos sobre risco e para tal informa c~ao e preciso ter um banco de dados que re una as condi c~oes para se realizar a an alise de sobreviv^encia e assim poder estimar par^ametros de distribui c~oes e estimar fun c~oes de sobreviv^encia e risco. Os m etodos estat sticos usados para facilitar a interpreta c~ao e melhorar o ajuste dos modelos propostos aos dados s~ao variados, tais como: m etodos n~ao-param etricos, semiparam etricos, param etricos. O aux lio de softwares, tais como o R s~ao essenciais para a melhor aplicabilidade dos m etodos. Neste estudo, aplicou-se os m etodos n~ao-param etricos de Kaplan-Meier, Nelson Aalen, teste log-rank, distribui c~oes param etricas de weibull, exponencial e log-normal, a m de se estimar a fun c~ao de sobreviv^encia para um banco de dados constitu do de 137 pacientes (99 AML, 38 ALL), os quais s~ao uma distin c~ao entre os tipos de cancer, leucemia linfobl astica aguda e leucemia linfobl astica (ALL), estes classi cados em 3 grupos de doen ca. Os resultados encontrados sugerem que a distribui c~ao log-normal foi a que melhor se ajustou aos dados em estudo, al em de que os indiv duos do grupo 3 leucemia linfobl astica (All) alto risco, foram os indiv duos que tiveram maior probabilidade de recidiva em rela c~ao aos outros grupos.
Descrição: GOMES, D. A. Introdução a análise de sobrevivência com aplicação a dados de transplantados de medula óssea. 2014. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6627
Aparece nas coleções:09 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diego Alves Gomes.pdfDiego Alves Gomes720.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.