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dc.contributor.authorCavalcante, Islanyo Klenyo Moreira-
dc.date.accessioned2015-02-04T11:49:44Z-
dc.date.available2015-02-04T11:49:44Z-
dc.date.issued2015-02-04-
dc.identifier.other21. ed. CDD 005-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6630-
dc.descriptionCAVALCANTE, I. K. M. Análise da usabilidade do módulo discente do sistema de controle acadêmico da UEPB. 2014. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014.pt_BR
dc.description.abstractA usabilidade visa a verificação da satisfação do usuário com a facilidade de interação e conforto para o uso de um sistema. Logo, em todo e qualquer sistema de comunicação insurge a necessidade de investigar sua qualidade e utilidade para os seus usuários específicos. Ressalta a importância de observar os critérios e princípios básicos da usabilidade, que permitem avaliá-la sobre um sistema interativo e identificar quais foram as qualidades da experiência de utilização, se foi satisfatória, agradável e útil, bem como possível violação destes critérios. Neste contexto foi identificado a ausência de estudos quanto a usabilidade do Sistema de Controle Acadêmico. Essa informação é importante porque poderá revelar as qualidades positivas ou negativas da usabilidade que o Sistema de Controle Acadêmico oferece aos discentes. Buscando contribuir para a solução desse problema, este trabalho discute aspectos relativos à aplicação do teste de usabilidade, especialmente focado na análise da usabilidade do módulo discente do Sistema de Controle Acadêmico da Universidade Estadual da Paraíba. Neste caso, o objetivo é identificar o grau de utilização desse sistema a partir dos alunos, se estes conseguem usar todos os recursos com eficiência e satisfação, a fim de encontrar possíveis problemas de usabilidade, com propósitos maiores de ampliar a comunicação entre docente e discente para além do recinto acadêmico. O trabalho ocorreu com uma abordagem quantitativa e qualitativa para a análise dos resultados, por meio de um roteiro de atividades na sequência de oito tarefas a serem realizadas, utilizando o site do Sistema de Controle Acadêmico da Instituição. O teste foi aplicado no mês de Maio de 2014, com a participação de sessenta e seis alunos distribuídos entre os cursos de Administração, Computação, Física e Matemática, realizado no laboratório de informática do Campus VII da Instituição. Após a realização do teste, comprovou-se a nítida violação de princípios básicos da usabilidade em algumas funcionalidades do sistema, tal como, o Princípio da clareza. Como resultado, verificou-se a importância do presente trabalho no que diz respeito a necessidade de uma verificação constante da usabilidade do sistema. Nesse sentido, poderá provocar novas mudanças significativas e capazes de promover melhorias no meio acadêmico, não apenas voltada para o acesso à informação por alunos, bem como na interação, comunicação e aprendizagem destes com o corpo docente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Pablo Ribeiro Suárezpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAnálise de Usabilidade de Sistemapt_BR
dc.subjectSistema de Controle Acadêmico UEPBpt_BR
dc.subjectDiscentes UEPBpt_BR
dc.titleAnálise da usabilidade do módulo discente do sistema de controle acadêmico da UEPBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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