Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/6631
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, William Lídio Carvalho de | - |
dc.date.accessioned | 2015-02-04T11:50:00Z | - |
dc.date.available | 2015-02-04T11:50:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-04 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 371.334 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/6631 | - |
dc.description | SOUSA, W. L. C. Software Livre e Educação: pensando sobre a aprendizagem em Rede. 2014. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação)—Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma pesquisa que teve como eixo temático a aprendizagem na sociedade em rede. Desta forma, o principal objetivo é refletir sobre como os sujeitos aprendem em um contexto baseado em conexões, discutindo como a filosofia do software livre, organizada e baseada na lógica do compartilhamento, pode contribuir para novas formas e estruturas de aprendizagem, principalmente em rede, que na atualidade acontece exponencialmente no ciberespaço. Analisa também qual o papel da escola, dos professores e do currículo, bem como dos programas governamentais que buscam implementar o uso da informática no campo educativo, nesse contexto conectado. Para tanto, organizou-se uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório, conforme a proposta de Gil (2008), embasandose nas ideias de Lévy (1999) e Rüdiger (2013) para discutir o conceito de cibercultura e ciberespaço, Castells (2005) para historicizar e analisar a sociedade em rede, Aguiar (2009), Evangelista (2010) e Caminati (2013) para refletir sobre os preceitos filosóficos do software livre e para pensar na escola desconectada, Kenski (1998, 2004), Aparici (2009, 2012) e Almeida et al (2014). Por fim pôde-se verificar as contribuições do software livre para o desenvolvimento da sociedade em rede, pois instaura uma inteligência coletiva que envolve uma cultura de compartilhamento de conhecimentos e práticas, que podem ser utilizados no contexto da escola atual, por meio das redes, buscando desconstruir as barreiras impostas pelas correntes tradicionalistas de ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rosângela de Araújo Medeiros | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Sociedade em rede | pt_BR |
dc.subject | Software Livre | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Software Livre e Educação: pensando sobre a aprendizagem em Rede | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 81 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - William Lídio Carvalho de Sousa.pdf | 16.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.